Precedente recente

Defesa de Lula pede que sentença do sítio de Atibaia seja anulada pelo STF

Autor

28 de agosto de 2019, 17h16

Com base na decisão da 2ª Turma do STF que anulou a condenação de Aldemir Bendine, nesta terça-feira (27/8), a defesa de Lula decidiu recorrer ao tribunal para que o ex-presidente também tenha a pena anulada.

Ricardo Stuckert
Condenação do sítio de Atibaia é semelhante à anulada pelo STF
Ricardo Stuckert

No julgamento, a 2ª Turma do STF derrubou a decisão de Moro que havia condenado o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil a 11 anos de prisão na época em que o atual ministro da Justiça era juiz federal.

A Corte Suprema entendeu que a condenação de Bendine era nula, pelo fato da defesa de Bendine não ter tido a oportunidade de apresentar suas alegações finais após testemunho de delatores da Obebrecht.

No pedido enviado ao Supremo, o advogado Cristiano Zanin argumenta que “o contraditório e a ampla defesa devem ensejar ao acusado em juízo –necessariamente e sempre- a possibilidade plena de se contrapor a todas as cargas acusatórias contra ele direcionadas, inclusive as chamadas de corréus, gênero de que são espécie as alegações escritas de delatores que, inevitavelmente, veiculam forte conteúdo de natureza incriminadora, a exigir o crivo do contraditório”.

O pedido se refere a condenação do ex-presidente Lula no caso sítio de Atibaia (SP). O líder petista foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pela juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Para ler a petição enviada ao STF clique aqui.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!