Triplex custoso

Revisor acompanha relator e forma maioria para condenar Lula por corrupção

Autor

24 de janeiro de 2018, 15h44

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será mantida pelo Tribunal Federal Regional Federal da 4ª Região. Acaba de votar na tarde desta quarta-feira (24/1) o desembargador Leandro Paulsen, revisor da apelação do ex-presidente. Ele acompanhou o relator e votou pela condenação de Lula por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, mantendo também o tamanho da pena: 12 anos e um mês.

Sylvio Sirangelo / TRF-4
Paulsen ressalta que lavagem foi comprovada por posse de imóvel. Sylvio Sirangelo / TRF-4

O julgamento continua, com mais um voto a ser dado. Mas a corte já formou maioria pela condenação de Lula e aumento de pena em um terço, sendo a dosimetria estabelecida em reclusão de 12 anos e um mês e 280 dias multa. 

Paulsen argumentou que o triplex foi reformado e mobiliado pela OAS em troca de intervenções em contratos com a Petrobras. O desembargador ressaltou que a construtora colocou todas as unidades do edifício a venda, menos o triplex.

Paulsen lembrou que Lula e sua mulher, Marisa Letícia, morta em fevereiro de 2017, visitaram o apartamento. Além disso, a ex-primeira dama citou em sua declaração de bens a posse de um contrato de uma unidade simples do prédio. Paulsen ressalta que essa unidade foi trocada pelo triplex, sem que a família de Lula pagasse a mais por isso.

“Alguém que não é dono do imóvel solicita a mudança de escada? Faz reforma na piscina? Aprova um projeto de reforma sem perguntar quanto custará?”, questionou o revisor.

Uma reportagem do jornal O Globo de 2010, citando o triplex como sendo de Lula, foi destacada pelo juiz. “Reportagem na imprensa de 2010 já noticiava a posse de Lula. Ela sozinha não seria nada, mas junto com outros indícios, é relevante”.

Sobre a lavagem de dinheiro, o revisor disse que não é necessário rastrear o curso do dinheiro para provar a lavagem de dinheiro. No caso, ele recebeu um imóvel e isso constituiu a lavagem, disse o desembargador.

Clique nos links abaixo para baixar o vídeos com o voto do revisor:
Parte 1, Parte 2Parte 3Parte 4 e Parte 5.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!