Não irá acatar

Ex-presidente Lula não irá se entregar e PT chama militância para resistir

Autor

6 de abril de 2018, 12h47

Reprodução
Lula decide não se entregar à PF.

O ex-presidente Lula decidiu não se entregar à Polícia Federal nesta sexta-feira (6/4). A liderança do PT já convocou suas bases e pediu apoio de sindicatos e de movimentos sociais para resistir à ordem de prisão expedida na quinta-feira (5/4) pelo juiz Sergio Moro, que condenou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Atualização às 18h30: De acordo com o parágrafo 2º do artigo 283 e com o artigo 293 do Código de Processo Penal, a polícia não pode executar ordens de prisão à noite. A regra passa a valer a partir das 18h. A assessoria de imprensa da Polícia Federal confirmou que Lula só poderá ser preso se for até a Superintendência da PF em São Paulo, pois não pode mais ser conduzido.

O parágrafo 2º do artigo 283 foi incluído no CPP pela mesma reforma que alterou a redação do caput do dispositivo e proibiu a execução da pena de prisão antes do trânsito em julgado da condenação.

Atualização às 14h20: Lula não irá até a Polícia Federal para se entregar, mas não oferecerá resistência à prisão. Movimentos sociais e a maior parte das lideranças do PT que estão com o ex-presidente pressionam para que ele fique na sede do Sindicato dos Metalúrgicos para que a PF vá buscá-lo. Pretendem anunciar o compromisso de não oferecer constrangimentos à atuação dos policiais.

Está marcada para as 16h uma reunião com os advogados de Lula para decidir o que será feito.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!