Delação da JBS

Marco Aurélio é o novo relator do inquérito contra Aécio Neves

Autor

31 de maio de 2017, 16h06

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, será o novo relator do inquérito contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), acusado, com base na delação premiada da JBS, de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.

Carlos Moura/SCO/STF
Ministro Marco Aurélio foi escolhido por sorteio como novo relator do inquérito conta Aécio Neves.
Carlos Moura/SCO/STF

A escolha, por meio de sorteio eletrônico, se deu após o antigo relator, ministro Luiz Edson Fachin, atender a recurso do parlamentar mineiro e separar o caso dele da investigação contra o presidente Michel Temer e o deputado federal afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).

Nesta quarta-feira (31/5), em entrevista, o vice-decano do Supremo afirmou que levará ao Plenário os pedidos da Procuradoria-Geral da República para prender Aécio e afastá-lo do mandato. "É claro que se é ato de um colega, ombreando o colega, jamais reconsideraria decisão do colega. E não reconsiderando, não atuando nesse campo individualmente, trarei ao colegiado", disse.

Fachin justificou a decisão de separar os inquéritos por entender que a suposta atuação de Aécio em favor da JBS e contra a "lava jato" se distingue daquela que teria sido praticada por integrantes do PMDB.

A irmã do senador afastado, Andrea Neves, o primo dele Frederico Pacheco e o ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (PMDB-MG) Mendherson Souza Lima são alvos do mesmo inquérito.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!