
O Brasil se vê novamente frente à possibilidade de trocar de presidente, sem ser por meio de eleições. A divulgação de gravações feitas pela JBS implica o presidente Michel Temer e parlamentares como o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Em meio a esse cenário, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal alerta: mais do que nunca, as instituições devem obedecer à Constituição.
Celso diz que é preciso garantir que os integrantes dos Poderes do Estado obedeçam a Constituição Federal para garantir a preservação das liberdades fundamentais e dos direitos.
Leia a opinião de Celso de Mello sobre o cenário:
MAIS DO QUE NUNCA, neste particular momento em que o BRASIL situa-se entre o seu passado e o seu futuro , OS CIDADÃOS DESTE PAÍS, AS INSTITUIÇÕES NACIONAIS E OS MEMBROS INTEGRANTES DOS PODERES DO ESTADO DEVEM PRESTAR OBEDIÊNCIA IRRESTRITA À CONSTITUIÇÃO E ÀS LEIS DA REPÚBLICA COMO CONDIÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE NOSSAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS E DE PROTEÇÃO AOS NOSSOS DIREITOS ! SOMOS TODOS SERVOS DA LEI PARA QUE REALMENTE POSSAMOS SER LIVRES (como acentuava Cícero, já no Século I a.C.) E , TAMBÉM , PARA QUE , com esse gesto de respeito solidário aos princípios de nossa Lei Maior, SEJAMOS VERDADEIRAMENTE CAPAZES DE PRESERVAR OS FUNDAMENTOS E A INTEGRIDADE DOS VALORES QUE CONSTITUEM O SOPRO INSPIRADOR DA ORDEM DEMOCRÁTICA E A RAZÃO LEGITIMADORA DO ESTADO DE DIREITO!
Comentários de leitores
5 comentários
Como?
preocupante (Delegado de Polícia Estadual)
Como, se nem do STF obedece! Se obedecesse não teria autorizado os membros do judiciário e do MP receberem os imorais e ilegítimos auxílios moradia e outros, bem como não teria autorizado o MP realizar investigações criminais concorrentemente com a Polícia Judiciária, o que aliás, desde então, a criminalidade e a impunidade só aumentaram por causa disso.
Ministro Celso de Mello
Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)
Por tudo o que o senhor diz, defende e representa, rogo que remeta todos os inquéritos e processos da Lava Jato para a Justiça Militar com fundamento na Lei 7170/1983.
Limpeza começa em casa
Ley (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)
Que os próprios Ministros cumpram a Constituição...
Comentários encerrados em 26/05/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.