Tempo real

Em agosto, TJ-SP volta a transmitir sessões do Órgão Especial pela internet

Autor

27 de julho de 2016, 18h11

Mais de dois anos depois de suspender as transmissões ao vivo do Órgão Especial, o Tribunal de Justiça de São Paulo retomará a prática a partir do dia 3 de agosto. A novidade foi anunciada pelo presidente da corte, Paulo Dimas Mascaretti, na sessão desta quarta-feira (27/7).

Os julgamentos começaram a ser exibidos no site do tribunal em agosto de 2012. A iniciativa durou somente até janeiro de 2014, quando o então presidente José Renato Nalini apontou que as transmissões congestionavam o sistema eletrônico, prejudicando advogados e representantes do Ministério Público que tentavam peticionar por meio do site do TJ-SP.

Jorge Rosenberg
Sessões semanais poderão ser acompanhadas no site do TJ-SP.

Mascaretti disse nesta quarta que o “óbice técnico foi removido”. Em tom de brincadeira, apontou que agora a corte tem outra preocupação: “Talvez seja o caso de deixar algum maquiador à disposição”.

O presidente já havia anunciado a retomada das sessões online quando assumiu a gestão do TJ-SP. Na mesma época, ele restabeleceu as sessões semanais do colegiado, às quartas-feiras — na gestão Nalini, os encontros passaram a ser quinzenais, com o objetivo anunciado de economizar água.

O Órgão Especial julga questões administrativas do tribunal, ações de controle de constitucionalidade e processos contra magistrados, prefeitos e deputados estaduais, por exemplo. É formado por 25 integrantes — o presidente, 12 assentos para os desembargadores mais antigos da corte e os demais eleitos para mandatos de dois anos, renovável mais uma vez. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!