Processo de extradição

Supremo transfere argentino que dividia carceragem com réus da "lava jato"

Autor

7 de janeiro de 2016, 20h30

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, autorizou a transferência do argentino Alberto Ángel Pérez, preso preventivamente para fins de extradição na Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no mesmo estado. O ministro acolheu pedido do delegado responsável pela superintendência ao julgar a Prisão Preventiva para Extradição 775.

No pedido, o delegado argumentou que o núcleo de custódia daquele departamento de polícia está em processo de desativação e que Pérez é considerado de alta periculosidade, pois sua extradição foi requerida por ser acusado do homicídio de mãe e filha numa disputa entre vizinhos em Avellaneda, na Argentina.

Além disso, afirmou, a unidade tem poucas celas e mantém presos em situação especial devido aos acordos de delação premiada firmados na operação “lava jato”, dentre eles Alberto Youssef, Pedro Corrêa, Nestor Cerveró, Nelma Kodama e José Carlos Bumlai, cuja segurança pode ser posta em risco.

Ao autorizar a transferência, o presidente do STF afirmou que o pedido está bem justificado e não causará nenhum impedimento ao andamento do processo de extradição, que aguarda a devida formalização por parte do governo da Argentina. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

PPE 775

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!