Não pode advogar

OAB suspende registro de Edson Ribeiro, advogado de Cerveró

Autor

27 de novembro de 2015, 17h14

O advogado Edson Ribeiro, preso nesta sexta-feira (27/11) na operação “lava jato” teve a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil suspensa. A decisão é do presidente da seccional do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.

A suspensão do registro profissional foi solicitada pela corregedoria-geral da própria OAB-RJ, depois que o Supremo Tribunal Federal decretou a prisão do advogado. Ribeiro foi flagrado planejando a fuga de seu cliente, o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró.

A gravação de um diálogo entre o filho de Cerveró, Bernardo, e o senador Delcídio do Amaral, mostra Ribeiro combinando pagar o ex-diretor da Petrobras em troca de seu silêncio.

O advogado de Ribeiro, Bruno Espiñeira, avalia que a medida foi “precipitada”, sem espaço para ouvir o contraditório. 

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, elogiou a decisão da OAB-RJ. De acordo com ele, "a defesa da ética na profissão é fundamental para a valorização da classe”.

O Conselho Federal da OAB encaminhou à OAB do Distrito Federal, nessa quinta-feira (26/11), um pedido de instauração de um procedimento ético disciplinar para analisar a conduta de Edson Ribeiro. O procedimento cabe à seccional porque os fatos citados na investigação ocorreram em Brasília. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB nacional. 

* Texto atualizado às 19h20 do dia 27/11/2015 para acréscimo de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!