Espaço nos presídios

Cela pode ser pequena se preso puder ficar horas fora dela, diz corte europeia

Autor

13 de março de 2015, 15h57

Uma das câmaras da Corte Europeia de Direitos Humanos flexibilizou a regra de que cada prisioneiro tem de ter, pelo menos, quatro metros quadrados de espaço pessoal. O colegiado considerou que, se o preso tem direito a ficar algumas horas fora da cela e as condições sanitárias da prisão são dignas, a falta de espaço individual, por si só, não qualifica como tratamento desumano. A decisão foi anunciada nessa quinta-feira (12/3) e ainda deve ser revista pela câmara principal de julgamentos.

Há alguns anos, a corte europeia estabeleceu os três requisitos mínimos relativos a espaço que devem ser respeitados dentro dos presídios pelos Estados: cada preso tem de ter uma cama individual, um espaço pessoal de quatro metros quadrados e a cela tem de ser grande o suficiente para que os encarcerados consigam caminhar sem esbarrar nos móveis. No julgamento desta quinta, os juízes observaram que a regra dos quatro metros quadrados não deve ser tão rigorosa, se os outros dois requisitos forem respeitados.

A reclamação julgada foi levada à corte por um cidadão croata. Com a decisão, a Croácia fica livre de pagar indenização para ele.

Clique aqui para ler a decisão — em inglês.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!