Lula entra com queixa-crime contra senador Ronaldo Caiado no STF
8 de julho de 2015, 14h33
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou ação criminal contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), nesta quarta-feira (8/7), no Supremo Tribunal Federal, por calúnia, injúria e difamação.
A queixa-crime, promovida pelos advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, do Teixeira, Martins & Advogados, pede a condenação que, se confirmada, pode chegar a dois anos de detenção.
O motivo da ação penal é uma publicação de Caiado, em fevereiro deste ano, em rede social. Ele escreveu que "Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo!” e, ainda, que “Lula e sua turma foram pegos roubando a Petrobrás” [sic].
Procurado, o senador disse que não recebeu qualquer notificação. Informou, por meio de nota, que a publicação foi feita “quando ninguém tinha coragem de contestá-lo (Lula), e que ele se viu no direito de ameaçar toda a população brasileira insatisfeita com Dilma Rousseff”.
Segundo o parlamentar, o ex-presidente fez discurso, à época, dizendo que convocaria o MST caso movimentos contra o governo fossem para as ruas.
A queixa-crime ainda aguarda distribuição no tribunal.
* Texto atualizado às 15h13, do dia 8/7, para acréscimo de informação.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!