Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Balanço de atividades

Inquéritos civis crescem 50% no MP estadual em 2013, aponta CNMP

Por 

O número de investigações civis abertas pelo Ministério Público nos 26 estados do país e no Distrito Federal cresceu 50% no ano passado se comparado aos inquéritos e procedimentos movidos em 2012, passando de 136,3 mil para 204,2 mil em oito grandes áreas. Meio ambiente e saúde lideram os temas (45 mil e 41,3 mil casos, respectivamente), seguidos de apurações sobre improbidade administrativa (33,3 mil).

As investigações geraram ao menos 25,2 mil Ações Civis Públicas, 7,2 mil Termos de Ajustes de Conduta e 6,8 mil recomendações em 2013. Setenta e três mil casos foram arquivados sem originar novas medidas. Os dados integram a publicação Ministério Público – Um Retrato, que será lançada nesta segunda-feira (15/9) pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Em sua terceira edição, o balanço relaciona tanto as atividades desenvolvidas nos MPs dos estados quanto nos quatro ramos do Ministério Público da União — Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal.

A publicação aponta que, na área penal, o maior número de denúncias envolve crimes contra o patrimônio: 182,8 mil, ante 156,7 mil em 2012. Lesão corporal aparece em segundo na lista, com 92,4 mil peças acusatórias, crescendo 80% em relação às 51,3 mil do ano anterior. O número total de denúncias chegou a 822,6 mil, enquanto 1 milhão de casos foram arquivados.

Conforme o estudo, o número de promotores e de procuradores da Justiça nos MPs estaduais e no DF segue em média uma tendência constante, com tímidas variações. A região Centro-Oeste fugiu desse quadro ao registrar aumento de membros na primeira instância entre 2011 e 2013, de 820 para 1.034.

O CNMP recebe as informações mensalmente desde 2006, mas a compilação nacional começou depois que duas resoluções, de 2010 e 2011, fizeram as unidades e ramos do Ministério Público nacional padronizarem definições para permitir a comparação, segundo o promotor Michel Romano, coordenador da publicação e membro auxiliar da presidência do conselho.

Clique aqui para ler a íntegra da publicação. 

RETRATO DO MP | Create Infographics

 

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 15 de setembro de 2014, 10h53

Comentários de leitores

3 comentários

Resultado

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Olha aí o resultado:
.
"EMENTA AGRAVO REGIMENTAL EM EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE. CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA. CONSTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO.
1 - O tipo penal somente se configura quando resta devido o tributo.
2 - A constituição definitiva do crédito tributário consubstancia condição objetiva de punibilidade."
.
Olhem o diário oficial e vão encontrar MILHARES de decisões idênticas.

E o resultado.

Bellbird (Funcionário público)

A polícia tem milhares ou milhões de inquéritos. O que significa isso? Qual o resultado disso? Nenhum. Só papel, papel e papel.

Números que nada dizem, mais uma vez

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Como não poderia deixar de ser, mais análises superficiais, que nada demonstram de efetivo. Para que a análise fosse completa se deveria verificar quantos desses procedimentos, em regra instaurados para perseguições políticas e ideológicas, resultaram em algum benefício real à sociedade brasileira, bem como quanto cada vitória custou ao espoliado cidadão brasileiro. Se esses números fossem apresentados, a sociedade brasileira perceberia o quanto o Ministério Público com seus vencimentos astronômicos é ineficiente.

Comentários encerrados em 23/09/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.