Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Problemas técnicos

Número de urnas trocadas já é maior que no segundo turno de 2010, aponta TSE

Por 

Em uma hora e meia, mais de 600 urnas eletrônicas com defeito foram substituídas pela Justiça Eleitoral. Com isso, o número de urnas substituídas no segundo turno das eleições de 2014 já é maior que o total registrado no segundo turno das últimas eleições presidenciais, em 2010. Segundo boletim publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral com dados consolidados até 12h34, 1,7 mil urnas foram substituídas neste domingo (5/10). Às 11h04, eram 1,1 mil as urnas substituídas.

O tribunal não dá mais detalhes do que acontece com as urnas defeituosas. Em entrevista coletiva, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, contou que na cidade de Porteirinho, em Minas Gerais, uma urna foi incendiada por um eleitor, que foi preso em flagrante e continua preso.

Em 2010, o TSE registrou que foram substituídas 1,6 mil urnas durante todo o segundo turno, num universo de 400 mil urnas. Este ano, o número de urnas aumentou para 428,9 mil urnas, e o percentual de substituição está em 0,4%.

O tribunal também comunicou a prisão de 66 pessoas, nenhuma delas candidata a nada. A maioria dessas prisões é por divulgação de propaganda irregular, o que levou 94 pessoas à prisão. Vinte e oito pessoas foram presas por boca de urna e nenhuma por compra ou venda de voto.

 é editor da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 26 de outubro de 2014, 14h17

Comentários de leitores

1 comentário

Falhas

Marcelo Cruz Alta (Estagiário - Administrativa)

trabalhei como mesário, e a seção ao lado, apresentou problema na urna, pois era impossível digitar o numero "4", o que já causa certo espanto, mas se aliarmos ao fato que o percentual de votos do candidato utilizante deste numero caiu de algo cerca de 90% no primeiro turno para 70%, deixa qualquer um com sérios temores de irregularidades.

Comentários encerrados em 03/11/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.