Publicação do acórdão

Cinco ministros do STF concluíram votos do mensalão

Autor

24 de fevereiro de 2013, 13h50

Pelo menos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal que participaram do julgamento do mensalão concluíram a revisão de seus respectivos votos visando a publicação do acórdão, procedimento fundamental para que o processo entre na fase de recursos. As informações são do site Último Segundo. 

O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, os ex-ministros Ayres Britto, Cézar Peluso (ambos deixaram a corte durante o julgamento), Marco Aurélio e Gilmar Mendes já encaminharam seus votos revisados para a secretaria do Supremo Tribunal Federal. 

Os ministros Ricardo Lewandowski, revisor do mensalão e vice-presidente da Corte, Celso de Mello e Rosa Weber ainda não conseguiram concluir a revisão de seus votos.

Apesar disso, esses ministros acreditam que o prazo regimental para a publicação do acórdão — 1º de abril — será cumprido.

O ministro Celso de Mello afirmou que terminará de revisar o seu voto dentro de dez dias e a ministra Rosa Weber tem feito uma espécie de esforço concentrado para conseguir concluir a sua parte na publicação do acórdão o mais rápido possível. 

A liberação dos votos de cada ministro, entretanto, não garante a publicação automática do acórdão de execução de sentença. É necessário o processamento e junção de todos os votos, em uma fase que pode demorar até dez dias. O acórdão do mensalão deve ter aproximadamente dez mil páginas e qualquer recurso somente pode ser impetrado após a publicação desse documento.

Os advogados dos réus devem ingressar com uma petição requerendo um tempo para ler o acórdão e ingressar com recursos contra as decisões. O prazo recursal é de cinco dias após a publicação do documento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!