Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Trabalho facilitado

CNJ lança semana que vem Calculadora da Prescrição

O Conselho Nacional de Justiça vai iniciar, na próxima semana, em seis estados, uma série de testes com a Calculadora de Prescrição da Pretensão Punitiva. A nova ferramenta virtual vai auxiliar as varas criminais e de execução penal a calcularem a data em que, por decurso de prazo, poderá ser extinto o poder do Estado de punir o acusado ou condenado por determinado crime. Em 30 dias a calculadora estará disponível, no Portal CNJ, para ser utilizada por todos os tribunais.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (20/8) pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Luciano Losekann, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, em reunião com representantes dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização Carcerária dos tribunais. O encontro ocorreu na sede do CNJ em Brasília e foi conduzido pelo conselheiro Guilherme Calmon, supervisor do departamento.

A ferramenta foi desenvolvida por meio de parceria entre o os departamentos de monitoramento e de tecnologia do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). Os testes serão feitos nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

O juiz Luciano Losekann relata que o cálculo da prescrição punitiva, por ser feito manualmente, traz hoje muitas dificuldades para as varas criminais e de execução penal. “A calculadora facilitará sobremaneira o trabalho dos servidores e dos juízes. Basta inserir os dados, e ela dará a data final da prescrição do delito”, explicou. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Revista Consultor Jurídico, 23 de agosto de 2013, 19h11

Comentários de leitores

1 comentário

Pelamordedeus...

Rodrigo Beleza (Outro)

É aritmética de ensino primário...

Comentários encerrados em 31/08/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.