Rumo da investigação

Ladrões levaram 134 armas de Fórum de Peruíbe

Autor

14 de dezembro de 2012, 11h38

A relação de armas roubadas do Fórum de Peruíbe, no litoral paulista, na madrugada do último dia 2, foi informada nesta semana pelo Poder Judiciário à Polícia Civil. Na ação criminosa, foram levados 134 armamentos — 96 revólveres, 34 pistolas e quatro garruchas dos mais variados calibres. Ninguém foi preso, mas existem algumas pistas dos ladrões, segundo o delegado Francisco Wenceslau, titular de Peruíbe. “Por enquanto, o que podemos divulgar é que a quadrilha alugou uma casa de temporada vizinha ao Fórum, que serviu como uma espécie de base”.

A principal dificuldade das investigações é a ausência de imagens dos assaltantes. Situado na Avenida São João, 664, no Centro, o Fórum não possui câmeras de segurança. Pelo menos quatro homens armados e encapuzados participaram do crime, rendendo o único vigilante que estava no local. A vítima teve os braços imobilizados e foi trancada em um banheiro, onde ficou sob a mira da arma de um dos marginais. Os demais, em seguida, tentaram arrombar um caixa eletrônico do Banco do Brasil instalado no prédio público. Como não conseguiram se apoderar do dinheiro do equipamento, eles foram até a sala utilizada como depósito de armas. Relacionados a processos, os revólveres, as pistolas e as garruchas roubados haviam sido apreendidos pela polícia e se constituíam em provas materiais de crimes.

O vigilante não soube informar em qual veículo os assaltantes fugiram. O delegado Wenceslau afirmou que levantou o modelo e cor do carro usado pelo bando, mas preferiu não revelá-los. Sobre o episódio, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de nota, informou que “a Polícia Militar realiza a segurança do local”. E acrescentou que a vigilância será intensificada com a contratação de guarda privada. O comunicado também anuncia estudo para passar as armas para outro local.

Imóvel alugado
Dois homens alugaram a casa vizinha ao Fórum que serviu de base para a quadrilha. A locação durou apenas o final de semana em que foi cometido o roubo e os inquilinos, que se passaram por turistas, forneceram nomes falsos ao locador, conforme disse o delegado. Eventual ligação do bando com os criminosos que tentaram furtar armas do Fórum de São Caetano do Sul, na região do ABC, no último dia 9, é investigada. Nesta investida, três homens foram presos em flagrante, sendo recuperadas 98 armas, entre revólveres, pistolas e espingardas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!