PRAZO RECORDE

PF encerra inquérito sobre a Operação Porto Seguro

Autor

9 de dezembro de 2012, 14h26

O inquérito policial sobre a Operação Porto Seguro foi finalizado e encaminhado para a 5ª Vara da Justiça Federal, em São Paulo, nesta sexta-feira (7/12). Ao todo, 23 pessoas foram indiciadas. As informações são da Agência Brasil.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada neste sábado (8/12), revelou que o prazo de 15 dias utilizado pela PF para finalizar o relatório e encerrar a operação é “incomum”. A previsão, segundo o jornal, era que a investigação fosse concluída apenas em fevereiro. De acordo com a reportagem, desde 2003, a PF paulista não enviava à Justiça documentos referentes a ações de tal complexidade em um período tão curto de tempo.

Em nota oficial, a Polícia Federal declarou que dois novos indiciamentos foram feitos. O primeiro referente a uma servidora de nome não divulgado, acusada de formação de quadrilha; e o segundo, de um diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de nome também mantido em sigilo e que responde por corrupção passiva.

Deflagrada em 23 de novembro, a Operação Porto Seguro tinha como alvo a atuação de organização criminosa que operava junto a órgãos federais e agências, com a finalidade de produzir pareceres técnicos fraudulentos e assim favorecer interesse particulares.

Ainda no dia 23, seis pessoas foram presas e 19 mandados de condução coercitiva foram cumpridos. Também foram executados 43 mandados de busca e apreensão em Brasília e em São Paulo.

A Justiça deve agora encaminhar os autos para o Ministério Público Federal. A Polícia Federal também informou irá enviar ainda o resultado obtido com a análise dos discos rígidos apreendidos em razão da operação em até 90 dias.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!