AP 470

Joaquim Barbosa começa a ler voto nesta quarta

Autor

15 de agosto de 2012, 6h53

O ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão, irá começar a leitura do seu longo voto nesta quarta-feira (15/8), tão logo se encerre a última sustentação oral por parte da defesa. A informação foi confirmada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal,  ministro Ayres Britto, nesta terça-feira (14/8).

Ainda faltam três sustentações para fechar a fase de defesa. Trata-se dos réus José Luiz Alves, ex-chefe de gabinete do ministro dos Transportes na época dos fatos, Anderson Adauto, e os publicitários Duda Mendonça e Zilmar Fernandes. José Luiz Alves é acusado de crime de lavagem de dinheiro por supostamente ter intermediado o recebimento de R$ 1 milhão pelo grupo de Marcos Valério.  Duda e Zilmar são acusados dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

A defesa de José Luiz Alves será feita pelo advogado Roberto Garcia Lopes Pagliuso, que subiu à tribuna nesta terça-feira para defender Anderson Adauto. No caso dos sócios Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, a defesa será dividida entre os criminalistas Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e  Luciano Feldens.  

A leitura do voto do ministro Joaquim Barbosa deve começar no início da noite desta quarta, logo após o intervalo que encerrará a fase das sustentações orais por advogados. A previsão é que o julgamento siga nesta quinta-feira (16/8), quando então será interrompido,  sendo retomado apenas na próxima segunda-feira (20/8). A expectativa é que o ministro Joaquim Barbosa, na condição de relator do processo, estabeleça a dinâmica de votação ainda nesta quarta.

Clique aqui para assistir os vídeos do julgamento do mensalão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!