Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Refúgio em jogo

Lula adia anúncio sobre extradição de Battisti

A decisão sobre a extradição ou não do ativista italiano Cesare Battisti só sairá nesta quinta-feira (29/12). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar o anúnicio, que estava marcado para a tarde desta quarta-feira (29/12) porque não teve tempo de ler o parecer da Advocacia-Geral da União sobre o caso com atenção. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O parecer da AGU ainda não foi divulgado, mas acredita-se que seja favorável à concessão do refúgio político a Battisti. Caso Lula opte pela concessão, ele violará o tratado de extradição do Brasil com a Itália, podendo levar, até, a um pedido de impeachment.

Condenado à revelia pelo governo da Itália por terrorismo, Battisti foi preso no Brasil. Entre 1976 e 1979, foi membro do PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), organização de esquerda que se envolveu em quatro mortes. Ele nega os crimes.

O Supremo Tribunal Federal analisou o caso em 2009. Na ocasião, os ministros decidiram que cabe ao chefe do Executivo a decisão final sobre a concessão de refúgio político ao italiano. O então ministro da Justiça, Tarso Genro, reconheceu essa condição ao italiano, mas o caso havia sido questionado pelo governo da Itália em um pedido de extradição.

Revista Consultor Jurídico, 29 de dezembro de 2010, 15h31

Comentários de leitores

4 comentários

A ÚNICA CERTEZA

Ana Só (Outros)

Também concordo com os comentários. Estamos sozinhos, em tempos sombrios. A única certeza que temos é que nada do que Lula e seus asseclas tem feito parece ser o seu pior feito, pois adiante se nota que sempre poden fazer - e fazem - algo pior ainda. Se Deus é brasileiro, está passado de hora de dar um basta nessa situação.

Brasil, "coiteiro" de bandidos

ACUSO (Advogado Autônomo - Dano Moral)

De inicio, quero concordar (100%) com o comentario do leitor hammer eduardo e completar que a sociedade ordeira já aguardava o desfecho final : o governo federal do brasil dos tiriricas, acoitando ( protegendo), terrorista italiano. O proprio bandido já tinha acerteza de tal decisão. Quem protege farc e sequestradores ( os do abilio diniz foram soltos e ajudados a fugirem), faz questão de manter a tradição de ser um país vilão e ainda tem gente que adredita no lulismo e nos seus porras-loucas !

previsivel e calhorda como sempre , ate o final....

hammer eduardo (Consultor)

Dentro do show de calhordice que tivemos que engolir nestes 8 anos que ja vão tarde , o "gran finale" como não poderia deixar de ser vai se caracterizar por esta medida demagogica para adular meia duzia como aquele capacho gaucho que virou governador e brigou por batistti desde o primeiro momento. Lula mostrando a sua usual falta de carater vai assinar a anistis deste CALHORDA , HOMICIDA e TERRORISTA exatamente quando vai se escafeder de Brasilia e tecnicamente vai ficar complicado para se discutir o assunto.
Dilma por outro lado ja deixou bem claro ainda antes da posse a que veio , ou melhor dizendo , "a que NÃO veio" pois passado o periodo de propaganda eleitoral, caiu a mascara e a moçoila de Belzonte deixa claro a sua posição de um lamentavel "dois de paus" a frente do des-governo , uma mera GUARDADORA de vagas como vemos nas ruas do Rio de Janeiro quando paramos nossos carros. Seu ministerio se divide entre o risivel e a corrida para o telefone mais proximo para se discar 190 que é o numero da policia. Ja começou MUUUITO mal deixando na mão do 9 dedos e daquela ESCORIA do pmdbosta fazerem a distribuição de cargos , tal e qual piratas dividindo o butim após algum grande saque , nada muito diferente. Aquele ridiculo amostra de homem da "cota" do don corleone sarney bem exemplifica isso , cade aquele discurso impostado em que valeria a meritocracia? Claro que ficou estacionado la no periodo eleitoral. A RATAZANA nem entrou e ja pipocou o primeiro escandalo da festa regada a viagra e cyalis num motel e paga pelo Contribuinte , e isto é só o começo. Bandido por bandido , é melhor darem logo um ministerio para o batisti , que tal o da Justiça que nunca funciona mesmo ? Liberou geral !111

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 06/01/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.