Ecos do mensalão

Justiça ouve em SP testemunhas de defesa de Duda

Autor

28 de maio de 2009, 19h34

Três testemunhas de defesa do publicitário Duda Mendonça são ouvidas nesta quinta-feira (28/5) pela juíza Silvia Maria Rocha, titular da 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Os depoimentos fazem parte do processo judicial sobre o suposto esquema de pagamento de propinas a parlamentares em troca de apoio ao governo, que ficou conhecido como mensalão. As informações são do portal UOL.

Réu no processo, Duda Mendonça é acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Suas testemunhas em São Paulo são o também publicitário Nizan Guanaes, o jornalista Ricardo Kotsho e Armando Ferrentini. Rita Iziane Souto, arrolada pelo réu, não foi encontrada pela Justiça.

Luiz Alencar de Lara, outra testemunha de defesa de Duda, teve o depoimento transferido para o próximo dia 5.

Esta semana aconteceram depoimentos de defesa do ex-chefe da Casa Civil da Presidência da República José Dirceu. Ao deixar o prédio da Justiça Federal em São Paulo, o deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) disse que nunca ouviu insinuações sobre a existência do esquema.

"Enquanto fui líder do governo, enquanto fui ministro, nunca ouvi de nenhum jornalista, de nenhum deputado, ou de ninguém, algo relacionado com um esquema que desse dinheiro a deputados ou partidos para votar favoravelmente a propostas do governo. Isso eu nunca ouvi falar. Para mim, pelo menos, ele [mensalão] nunca existiu", disse Rebelo.

O deputado foi arrolado também como testemunha de defesa do deputado José Genoino (PT-SP) e do presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson.

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, primeiro a ser ouvido, voltou a afirmar que o mensalão não existiu. "Acho que a justiça vai ser feita. A minha convicção é de que não existiu o mensalão", disse.

Réu no processo, o ex-ministro José Dirceu responde pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!