Otavio Frias Filho publica coletânea com 25 ensaios
24 de julho de 2009, 4h39
O diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Otavio Frias Filho, decidiu reunir e publicar 25 ensaios escritos ao longo de quase 25 anos de carreira no livro Seleção Natural: Ensaios de cultura e política. Cinema, literatura, teatro (a sua paixão particular) e jornalismo estão entre os temas discutidos nos ensaios escritos e escolhidos para a coletânea.
Francis Ford Coppola, Monteiro Lobato, Dostoiévski, Hamlet, ideia de John Milton contra a censura prévia e uma reconstituição do caso Watergate são personagens de seus textos. O ensaio final é sobre “A Descendência de Darwin” e seu desafio às ciências humanas da atualidade.
“Se tivéssemos de apontar um único fenômeno, um tema básico, que seja capaz de mobilizar os interesses de Otavio Frias Filho”, escreve Marcelo Coelho no Posfácio, “não erraríamos ao dizer que é a possibilidade, por ele várias vezes entrevista, de uma ‘compressão máxima’, de uma colisão mesmo, entre ‘o dia de ontem e o dia de amanhã’”.
Trata-se de um panorama dos interesses e do pensamento de uma geração, de quem viveu de perto os mais importantes acontecimentos políticos e culturais das últimas três décadas e que agora se vale dessa experiência para questionar a si mesma, no pulso do presente.
Serviço
Seleção Natural
Autor: Otavio Frias Filho
Editora: Publifolha
224 páginas
R$ 34,00
O livro pode ser comprado nas principais livrarias, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site www.publifolha.com.br
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!