Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Caso Sarney

MPF quer apuraração de vazamento de grampo

O Ministério Público Federal no Maranhão solicitou judicialmente, nesta sexta-feira (24/7), ao Departamento de Polícia Federal a instauração de um inquérito policial para apurar quebra de sigilo em grampo telefônico no caso Sarney. A informação é do portal UOL.

O vazamento resultou na divulgação pela imprensa do áudio da interceptação telefônica de Fernando José Macieira Sarney — filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) —, que administra os negócios da família e é alvo investigação da Polícia Federal.

Fernando Sarney é suspeito de diversos crimes. Entre eles, tráfico de influência em órgãos do governo federal comandados por indicados do pai.

A gravação, judicialmente autorizada, está sob segredo de Justiça, o que tem tese caracteriza crime definido na Lei 9.296/96, sobre proteção da intimidade constitucionalmente resguardada aos investigados.

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2009, 21h15

Comentários de leitores

3 comentários

Parabens

J.Henrique (Funcionário público)

Tomara que o MP descubra o responsável pelo vazamento para que seja devidamente homenageado! A verdade que esse sistema, essa justiça NUNCA serviram à sociedade.

Será Instituição um tanto partidária?

Ramiro. (Advogado Autônomo)

Fato, depois que Lula assumiu o MPF deu aquela tremenda aliviada nas ações de improbidade administrativa contra o Executivo Federal, que no governo anterior saiam mais fácil que remédio para ressaca em carnaval e réveillon.
Agora a quem afeta esse vazamento? Inviabilizou o nobilíssimo Presidente do Senado dizer que nada sabia? Ou o MPF aceitou o recado do Lula.
http://www.conjur.com.br/2009-jul-22/roberto-gurgel-toma-posse-procurador-geral-republica
"ao Ministério Público Federal: ou os procuradores param com o mau hábito de acusar pessoas sem provas ou a instituição acabará sendo alvo de uma reação dos prejudicados."
Todos sabem as relações de Lula e Sarney em tempos passados, bottons de "Xô Sarney" vendiam como água em manifestações promovidas pelo PT ou entidades ligadas ao PT. Agora se Sarney sai, o PMDB vai junto, então vazar notícia não pode?
Nunca pode, fato, mas a lei parece, em Pindorama, ter aplicação ratione personae consuetudinária, e quando instituições que se arvoram "Xerife da República" começam parecer eivados de coloridos partidários, e fatos concretos dão azo a essa desconfiança, vamos muito, mas muito mal mesmo. No mais a questão ratione personae, "não ser uma pessoa comum" veio de quem veio e não foi alvo de respostas furiosas pelos Xerifes...

A balbúrdia deve acabar urgentemente!!!

BATMAN (Advogado Autônomo - Criminal)

A falta de seriedade das instituições chegou a um ponto insuportável!
.
Não é de hoje que as emissoras de TV pagam o que for preciso para terem acesso às gravações oriundas de investigações que correm sobre sigilo e ou segredo de justiça. Isso virou um verdadeiro mercado negro!
.
Não são raras as vezes em que, antes mesmo do delegado que preside o inquérito ou o juiz e o promotor que nele oficiam ter conhecimento das gravações, os telejornais já transmitem para toda a população. E o pior, com as mais inusitadas e equivocadas conclusões, com o velho e costumeiro enfoque sensacionalista.
.
Não é possível que não se puna os responsáveis. Alguém há de ser a pessoa que reponda pela lisura e pelo sigilo de tais informações. Qual a dificuldade, portanto, em puni-lo?!
.
O que é certo, diante dos fatos e não apenas de conjecturas, pois alguém grava, escuta e tem a incumbência de informar apenas e tão somente o delegado de polícia, que por sua vez informará as demais autoridades pertinentes, é que a identificação do transgressor é simples e fácil. Pois esse alguém - que grava e envia para as emissoras - tem nome, não se pode negar!
.
Esperamos então que providências sérias sejam tomadas, porque isso, antes de tudo, é CRIME!!! A balbúrdia deve acabar urgentemente!!!
.
Se o corporativismo impede que as devidas providências sejam tomadas, ou se quem deveria tomá-las também está envolvido nesse mercado ilegal, que chamem reforços então... Os super-heróis da Liga da Justiça estão à disposição.
.
E enquanto isso, na sala da Justiça...

Comentários encerrados em 01/08/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.