Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Depois do mutirão

CNJ quer atuar na ressocialização de ex-presidiários

O Conselho Nacional de Justiça quer celebrar convênios para garantir a ressocialização de ex-presidiários postos em liberdade nos mutirões carcerários. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (04/11) pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ.

A CBF e a Fifa poderão ser as primeiras entidades a participar do convênio. A idéia é colocar os ex-presidiários para trabalhar nos jogos de futebol. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, manifestou interesse em contribuir com o CNJ em reunião com Gilmar Mendes no dia 30 de setembro.

“Esse tipo de convênio vai além do nosso trabalho judicial que, no entanto, não deve se limitar à análise de processos e benefícios a presos”, explicou o ministro. O ministro tomou a decisão depois de conhecer os bons resultados dos mutirões carcerários do Rio de Janeiro, que aconteceram em agosto e setembro e beneficiaram 641 presos. No Maranhão, o mutirão também possibilitou a liberdade de 71 presidiários.

Gilmar Mendes quer evitar casos como os que ocorreram no Maranhão em que os presidiários não tinham sequer roupas e dinheiro para deixar o presídio. “Por isso, devemos fazer algo mais do que apenas as inspeções judiciárias”, disse o ministro.

Ao fazer um balanço do mutirão carcerário no Maranhão, Gilmar Mendes contou que 54 presos provisórios do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luis, tinham excedido a pena em 3 ou 4 anos. “Esse é um quadro que nos envergonha e que não é somente uma responsabilidade do Judiciário, mas que deve ter co-responsabilidade de toda sociedade”, afirma.

Revista Consultor Jurídico, 5 de novembro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

2 comentários

Fala sério seus hipocritas... Não atuam nem ...

Luiz P. Carlos (((ô''ô))) (Comerciante)

Fala sério seus hipocritas... Não atuam nem na resocialização do proprio judiciario regional, agora me sae com esse papo nojento, asqueroso. Eta PODRE PODER JUDICIARIO, da até trimiliqui de ver tanto cinico juto.

Santa ingenuidade, Batman!!

Axel Figueiredo (Outros)

Santa ingenuidade, Batman!!

Comentários encerrados em 13/11/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.