Balanço de operação

Ibama aplica R$ 3 milhões em multa a madeireiras do Pará

Autor

6 de março de 2008, 11h07

A Polícia Federal divulgou, nesta quinta-feira (6/3), os resultados da Operação Arco de Fogo. Deflagrada no dia 25 de fevereiro pela força-tarefa composta pela Polícia Federal, Ibama e Força Nacional, com o apoio do governo do Pará, a operação fez o levantamento de todo o estoque do pátio das empresas madeireiras que agiam ilegalmente na região de Tailândia (PA).

Em dez dias de operação, foram apreendidas mais de 4.900m³ de madeira, 845m de carvão, 13 moto-serras, dois tratores, um caminhão e equipamentos de serraria. O Ibama aplicou pouco mais de R$ 3 milhões em multa e nove estabelecimentos foram interditados. As espécies de madeira mais encontradas na região são: Ipê, Angelim Vermelho, Maçaranduba, Melanciero, Guajará, Louro, Taxi, Pequiá e Tatajuba.

Foram derrubadas 355 centrais de carbonização (carvoarias). Outras 60 foram destruídas pelos próprios donos, que buscavam, com a ação, evitar problemas com a fiscalização. Cada forno consome em média 7m³ de madeira por semana. Em um mês os 415 fornos consumiriam o equivalente a mais de 11.600 árvores de porte médio.

A Polícia Federal já instaurou dois inquéritos policiais e seis termos circunstanciados de ocorrência, instrumento utilizado para apurar, diz a PF, “crime de menor potencial ofensivo”. O Ibama já emitiu 28 autos de infração. Seis madeireiras já foram fiscalizadas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!