Resposta à sociedade

STJ nega liberdade a menor acusado pela morte de João Hélio

Autor

20 de maio de 2008, 13h53

Um dos menores acusados de participar da morte de João Hélio, em fevereiro de 2007, não conseguiu o direito de aguardar em liberdade o julgamento de seu recurso. A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça rejeitou o recurso em Habeas Corpus apresentado pela Defensoria Pública. Ele vai permanecer internado em instituição para menores infratores.

Segundo o relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, a aplicação imediata da medida de internação “encontra fundamentos sólidos, providos de suporte fático (provas) e aliados aos requisitos legalmente previstos”. O que justifica manter a internação do menor. “O ato praticado pelo recorrente, equivalente ao delito de latrocínio, operou-se em concurso de pessoas e mediante extrema violência que culminou com a morte de uma criança de apenas 6 anos, que foi cruelmente arrastada”, enfatizou o ministro.

O voto do relator seguiu parecer do Ministério Público Federal contra a concessão do pedido. O ministro ressaltou, ainda, que “as medidas sócio-educativas, além de seu caráter sancionatório, em resposta à sociedade pela lesão decorrente do ato infracional praticado, possuem a função pedagógica de reintegrar o jovem em conflito com a lei”.

No recurso ao STJ, a defesa do menor afirmou ser inadmissível a aplicação provisória da sentença condenatória, pois isso viola o princípio da presunção de inocência. De acordo com este princípio, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória — quando não cabe mais recurso judicial.

Memória

O menino João Hélio Fernandes Vieites, de seis anos, morreu, em fevereiro de 2007. Assaltantes, entre eles o menor que pediu este Habeas Corpus, abordaram a mãe de João Hélio, Rosa Cristina Fernandes, e levaram o carro em que estavam.

A mãe, a irmã e uma amiga conseguiram sair do veículo, mas Rosa Cristina Fernandes não conseguiu retirar o filho do automóvel. Ele ficou preso do lado de fora do veículo, quando os assaltantes fugiram com o carro. João Hélio foi arrastado por vários quilômetros e não resistiu aos ferimentos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!