Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Emissão online

PF disponibiliza antecedentes criminais pela internet

A Polícia Federal anunciou, nesta quinta-feira (12/6), a disponibilização, pela internet, da emissão de certidão de antecedentes criminais. Quem acessar a página www.dpf.gov.br, deve clicar no link “Certidão de Antecedentes Criminais” e preencher o formulário. Entre os dados solicitados, estão: nome, filiação, data de nascimento, naturalidade, número da carteira de identidade, número do passaporte (não obrigatório) e o CPF.

O órgão ou instituição que determinarem a apresentação da certidão, para validá-la, deverão acessar o site da PF e escolher a opção “Validar Certidão”. Neste caso, são necessários o número da Certidão, data e horário da emissão, que se encontram no próprio documento.

Caso ocorra recusa do sistema em emitir a certidão por motivo de homônimos, o requerente deverá dirigir-se até uma unidade da Polícia Federal tentar obter o documento.

A certidão emitida pela internet, para ser aceita pelos órgãos responsáveis pela regularização de brasileiros no exterior, deverá ser validada em qualquer Cartório de Notas.

Revista Consultor Jurídico, 12 de junho de 2008, 11h48

Comentários de leitores

2 comentários

Em tempo, leia-se "Deve-se".

Raphael Otavio (Procurador da República de 1ª. Instância)

Em tempo, leia-se "Deve-se".

Mais uma demonstração de como a boa vontade dos...

Raphael Otavio (Procurador da República de 1ª. Instância)

Mais uma demonstração de como a boa vontade dos administradores e o uso da tecnologia facilita a vida dos cidadãos. Devesse frisar que a maior parte dos Tribunais Regionais Federais, STM e TSE, já utilizam do mesmo recurso. Agora, na maior parte dos Estados, tanto antecedentes como certidões ainda ficam na base do papel e carimbo, isso com 10 ou 15 dias para buscar a certidão após o pedido e após ficar na fila do banco para pagar a "taxa". Qual certidão sai mais cara para o Estado?

Comentários encerrados em 20/06/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.