Apuração autorizada

Supremo abre inquérito para investigar Paulinho da Força

Autor

6 de junho de 2008, 20h08

O ministro Carlos Britto, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira (6/6) a abertura de inquérito para investigar o suposto envolvimento do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, em suposto esquema de desvio de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O esquema foi deflagrado pela Operação Santa Tereza da Polícia Federal, no dia 24 de abril.

O ministro não quis detalhar as diligências que pode autorizar porque determinou segredo de Justiça no caso, para preservar a investigação e o deputado.

O pedido de investigação foi feito pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, depois que ele recebeu um CD com quase duas mil páginas da investigação feita pela vara judicial especializada em lavagem de dinheiro de São Paulo. Ele pediu abertura de investigação na semana passada.

A Operação Santa Tereza investiga o envolvimento de empresários, advogados e servidores públicos em “prostituição, tráfico de pessoas, fraudes em financiamentos do BNDES e lavagem de dinheiro”. De acordo com a Polícia Federal, há dois financiamentos do BNDES sob suspeita liberados no início do ano — um no valor de R$ 130 milhões para a prefeitura de Praia Grande, outro de R$ 220 milhões para as Lojas Marisa.

No último dia 2, o juiz substituto Márcio Ferro Catapani, da 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, aceitou denúncia e abriu processo contra 13 investigados na operação.

Inq 2.725

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!