Consultor Jurídico

Notícias

Falsidade ideológica

Nadadora Rebeca Gusmão vai responder por falsidade ideológica

A denúncia do Ministério Público contra a nadadora Rebeca Gusmão foi aceita pelo juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Ela vai responder por falsidade ideológica. A atleta é acusada de fraudar exames feitos durante o Pan-Americano do Rio de Janeiro, em julho de 2007.

A acusação foi feita em função da suposta manipulação de amostras de exames de urina da nadadora. De acordo com a denúncia, durante os jogos, Rebeca foi até a estação de dopping, escoltada por membros da organização do Pan, para fazer o teste antidopping. O exame feito em duas amostras coletadas mostrou que uma não era de Rebeca.

Quando assinou o documento de coleta, a nadadora confirmou que os exames eram seus. Segundo o Ministério Público, “Rebeca tinha plena consciência de que a urina fornecida não era sua, fazendo inserir em documento particular falsa afirmação, alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

Se for condenada, a nadadora pode pegar de um a cinco anos de prisão. O juiz explicou que o Ministério Público está aguardando a vinda aos autos da Folha de Antecedentes Criminais (FAC) da nadadora para propor ou não a suspensão condicional do processo. Neste caso, o Ministério Público propõe para o acusado suspender o processo criminal, desde que ele cumpra algumas condições como a prestação de serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas, por exemplo. Para ter direito ao benefício, o réu não pode ter tido problemas com a Justiça.

Revista Consultor Jurídico, 31 de janeiro de 2008, 13h59

Comentários de leitores

2 comentários

Tadinha do Gusmão. Digo, da Rebecca

Radar (Bacharel)

Tadinha do Gusmão. Digo, da Rebecca

Ao meu ver, nenhum dos tantos argumentos até en...

Thiago Alves (Advogado Autônomo)

Ao meu ver, nenhum dos tantos argumentos até então utilizados contra a denunciada fazem cair por terra a tese de que possa ter havido manipulação da amostra da urina da atleta após a coleta da mesma. Aliás, disso cuidará a fase de instrução do processo, caso não seja proposto pelo "parquet" o respectivo "sursis".

Comentários encerrados em 08/02/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.