Consultor Jurídico

Seqüestro na selva

Farc entregam a Hugo Chávez duas reféns colombianas

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertaram, nesta quinta-feira (10/1), duas reféns que foram mantidas em cativeiro por seis anos. A ex-deputada Consuelo González e a assessora de campanha da ex-candidata à presidência Ingrid Betancourt, Clara Rojas, foram soltas depois das idas e vindas de uma complexa negociação intermediada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Dois helicópteros da Venezuela com símbolos da Cruz Vermelha apanharam Clara, de 44 anos, e Consuelo, de 57, na selva colombiana, perto da cidade de San José del Guaviare e as levaram para a base militar do aeroporto venezuelano de Santo Domingo, no estado de Táchira, fronteiriço com a Colômbia. Uma hora e meia depois de desembarcarem em território venezuelano, elas chegaram a Caracas, onde foram recebidas por seus parentes e por Chávez.

As imagens do momento da libertação foram divulgadas pela rede estatal venezuelana TeleSur. Em conversa com Chávez registrada pela emissora, Consuelo pediu que ele permaneça nas negociações pela libertação dos seqüestrados.

Esta é a primeira libertação unilateral de reféns importantes da guerrilha na história recente da Colômbia, o que poderá ajudar a destravar as paralisadas negociações entre o grupo e o governo do país. A missão foi autorizada na quarta-feira (9/1), após a guerrilha ter repassado a Chávez as coordenadas do local onde entregaria as duas reféns.

Uma missão com os mesmos objetivos, no final de dezembro, havia fracassado. O motivo do fracasso foi a impossibilidade de as Farc cumprir a promessa de libertar Emmanuel, o filho que Clara Rojas teve durante seu cativeiro, e que naquele momento já não estava em poder da guerrilha. As Farc admitiram que o menino de 3 anos já estava sob custódia do serviço social da Colômbia desde 2005.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de janeiro de 2008, 20h01

Comentários de leitores

13 comentários

Ah, não é verdade. Também leio as idiotices d...

Richard Smith (Consultor)

Ah, não é verdade. Também leio as idiotices dos PeTralhas de plantão com a sua "dualética" (uma ética para o PT e seus seqüazes e outra para os demais) e os seus afetos quase (?) eróticos pelos lullas, evos, fidéis e chavez da vida! E para os que gostam, a reprodução abaixo de mais um post do "falido" blog de REINALDO AZEVEDO (com as suas mais de 1,2 milhão de visitas por dia): "Há quanto tempo este blog chama de mera operação de marketing a libertação das duas reféns que estavam em poder das Farc, na pantomima comandada por Hugo Chávez? Desde o primeiro dia. A maior parte da mídia mundial — sim, mundial — comete um erro brutal: espetaculariza o drama de duas pessoas — acompanhando, por exemplo, cada lance do reencontro de Clara Rojas com seu filho — e põe em segundo plano a existência na selva de um campo de concentração, sob o comando dos terroristas, onde se amontoam 800 indivíduos. Fui chamado aqui de desumano. A canalha petralha saudou o “sucesso” de Hugo Chávez. “O que importa é libertar os reféns”, diziam. Governos em penca fizeram o jogo do terror, inclusive o da França, sob o comando de Nicolas Sarkozy, que vive um péssimo momento, deixando-se confundir com uma celebridade de segunda categoria — as de primeira, como Angelina Jolie e Brad Pitt, são hoje mais discretas e elegantes do que o presidente francês. Quando gosto, aplaudo; quando não gosto, jogo tomate. Vale também para Sarkozy. Quando venceu a esquerda francesa do miolo mole (apesar daqueles olhos de Ségolène...), palmas; no caso da Colômbia, tomatada. Observação à margem: Sarkozy entrou na caravana dos insensatos por estrelismo e desprezo pelo Terceiro Mundo; Marco Aurélio Top Top Garcia, por primarismo ideológico. Volto. Os terroristas das Farc seqüestraram mais seis pessoas. Entenderam? Libertaram duas e seqüestraram seis. O saldo do campo de concentração acaba de ser ampliado em mais quatro indivíduos. É a força que Chávez quer ver reconhecida como voz legítima na Colômbia; é o grupo que mereceu a condescendência do governo brasileiro numa nota asquerosa do Itamaraty. "

Esses intelectuais do CONJUR que só sabem ler a...

Rubão o semeador de Justiça (Advogado Autônomo)

Esses intelectuais do CONJUR que só sabem ler a revista veja e o falido jornalista Azevedo que agora só se manifesta atrvés de Blog... (cuitado) mais o pit bull da burguesia, haveriam de se informar melhor a respeito desse asqueroso funcionário obscuro do Departamento de Aeronáutica Civil da Colômbia em 1981 - Alvaro Uribe Vélez (que se fez na sombra do Cartel de Medellin do Pablo Escobar Gaviria o El Patron, do seu quase parente Jorge Ochoa do Clan Ochoa, preso na operação milênio em 2001, etc ), filho de Alberto Uribe Sierra (rico da noite para o dia...)assassinado em acerto de contas com a máfia em junho de 1983 (e não maliciosamente as farc como é moda acusar), e seu filho ferido, o Santiago Uribe Vélez - El Carepapa em sua fazenda. Saiba que esse fascista, bandido da máfia, se fez na sombra do tráfico de entorpecentes e de conceder linhas e licenças para os carregamentos aéreos de El Patron... Passando depois disso em 1982/1984 alcaide de Medelin e depois como governador de Antioquia. Tudo isso financiado pela bandidagem colombiana. Para falar de Hugo Chavez há que se lembrar antes disso tudo!

"Esquecem-se" convenientemente, as ansiosas...

Richard Smith (Consultor)

"Esquecem-se" convenientemente, as ansiosas e virginais "noivinhas" de chavez, evo, lulla, fidel "et caterva" de alguns fatos essenciais, senão vejamos: a) As FARC, orgulhosas parceiras do "Foro de São Paulo" de lulla e marco aurélio garcia, o "Homem do Tártaro", não tem expressão política alguma na Colombia, vez que repudiadas por mais de 85% da população; b) Tanto por isso, de há muito, largaram das "veleidades" político-revolucionárias para assumir o que verdadeiramente interessa, o NARCO-TRÁFICO, como provam inúmeros documentos e a sua relação, na pessoa do "comandante" Negro Acácio, com fernandinho beira-mar, por exemplo; c) Uribe ao contrário, foi constitucionalmente eleito com 54% dos votos, com a plataforma de combater seriamente a guerrilha e posteriormente REELEITO com 64% dos votos; d) Hoje, os facínoras narco-traficantes, detém a custódia de mais de 3100 pessoas, sendo aproximadamente 700 seqüestrados, inclusive mulheres e crianças; e) Duas pessoas entre setecentas, não representam nada, na minha opinião, sendo inclusive que, uma delas Clara Rojas teve um relacionamento amoroso dentro da guerrilha, do qual adveio o menino Emmanuel que foi simplesmente apartado da mãe pelos "humanistas" revolucionários e entregue, em péssimas condições a um pedreiro de Bogotá; e) Hugo chávez, HUMILHADO no episódio dos reféns pelos malandros que prometiam algo que não tinham para entregar deve ter feito concessões, vai se saber quais? para tentar reverter a imagem de facécio que ficou com a malandragem dos "vanguardistas do proletariado". Tudo muito simples assim. Mas, para as apaixonadas - e ansiosas pelas núpcias - "noivinhas", nada disso importa, não é? Quá, quá, quá, quá, quá!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 18/01/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.