Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Alusão ao humor

Autores de fotomontagem com rei serão julgados em Madri

O tribunal de instrução espanhol Audiência Nacional, em Madri, vai julgar na quarta-feira (17/12) os autores de uma fotomontagem publicada nos jornais Gara e Deia. A fotomontagem era sobre a família real espanhola. As informações são do jornal El Mundo, de Madri.

Foi juntada a imagem do Rei Juan Carlos junto de um urso morto, numa alusão humorística a uma caçada que ele fez na Rússia. A imagem estampada na capa do jornal basco Deia era uma caricatura. Mesmo assim, ela não agradou o juiz Pedro Rubira, fiscal da Audiência Nacional. O magistrado exigiu multas de 11 mil euros para os autores, José Antonio Rodríguez González, Javier Luis Ripa Jiménez e Nicolás Juan Lococo Cobo. Eles são acusados de injúria.

Segundo as autoridades russas, o urso, de nome Mitrofán, capturado pelo Rei Juan Carlos, foi embebedado com vodka para que pudesse ficar ao alcance do monarca espanhol. As caricaturas foram calcadas na figura do urso bêbado.

Segundo o El Mundo, na interpretação do juiz de instrução espanhol, “os jornalistas responsáveis pelo artigo aproveitaram para chamar o monarca de bêbado”. O juiz Pedro Rubira afirmou que o cartunista Lococo Cobo, por exemplo, fez uso de termos "humilhantes contra a dignidade e honra do Chefe do Estado, manifestamente supérfluas e desnecessárias ao exercício da liberdade de expressão".

O processo foi arquivado em abril de 2008. Mas, em junho, o Juizado de instrução reabriu o caso. Em 2003, o jornal basco Déia havia sido acusado de injúrias à Coroa Espanhola, em decorrência de artigo dos jornalistas Josetxu Rodríguez e Javier Ripa (o mesmo que participou na fotomontagem do Rei), em que criticavam o casamento do herdeiro da coroa espanhola, Felipe, com uma jornalista. O artigo dizia “Felipe, sabemos o que fizeste no Verão passado".

Revista Consultor Jurídico, 15 de dezembro de 2008, 18h20

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 23/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.