Trabalho conjunto

AGU assina acordo de cooperação com Tribunal de Contas da União

Autor

10 de abril de 2008, 0h00

Fazer valer as decisões do Tribunal de Contas da União, para combater a cultura da impunidade e do mau gerenciamento do patrimônio público. Essa é a intenção do Acordo de Cooperação assinado na quarta-feira (9/4) entre o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, e o presidente do TCU, Walton Alencar Rodrigues.

“O TCU não tem advocacia própria. A advocacia do TCU é a Advocacia-Geral da União. Vamos fazer valer as decisões do TCU, para combater e acabar com a impunidade sem penalidade. A presença da AGU procura dar mais efetividade e uma maior celeridade no cumprimento das decisões do Tribunal” afirmou Toffoli.

A AGU é o braço legal do TCU em ações judiciais que precisam de quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal e seqüestro de bens de agentes públicos. Também é responsável pela execução dos acórdãos do TCU que condenam agentes.

Toffoli observou que o acordo já existe na prática, porque desde setembro do ano passado funciona no TCU o escritório da AGU. A sala foi instalada com o objetivo de agilizar as medidas judiciais para recuperar verbas desviadas por agentes públicos. Para o ministro, a parceria tem “uma profundidade ainda não visível, mas o tempo vai mostrar os frutos”.

Walton Alencar Rodrigues disse que o acordo “agiliza sobremaneira a atuação dos órgãos da Administração Pública Federal, para salvaguardar o interesse público do país”. Segundo os ministros, os dois órgãos estão adotando medidas inovadoras, melhorando o relacionamento institucional.

Rodrigues disse ainda que os órgãos “procuram aprimorar seus trabalhos, cada um em sua esfera de atuação” e os benefícios do acordo vão abranger toda a administração federal.

“Desde junho de 2007 que o TCU encaminha suas decisões, no mesmo dia em que elas são tomadas, ao Poder Legislativo, através do correio eletrônico”. A partir do acordo, o TCU fará o mesmo com relação à AGU.

AGU e TCU adotarão ações em comum, como fazer estudos no sentido para propor alterações legislativas que aprimorem os mecanismos de defesa do patrimônio público.

Leia o acordo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!