A Polícia Federal apreendeu 16 toneladas de queijo mussarela com validade vencida, na segunda-feira (29/10), em Minas Gerais. O produto estava estocado em um depósito no bairro Parque das Américas e foi localizado por conta de uma denúncia anônima.
Os policiais apuraram que o queijo era comprado no estado de Goiás para ser reembalado em Uberaba. O produto era adquirido nas vésperas da data de validade ou já vencido, mas a nova embalagem tinha uma data estendida.
Além dos queijos, os policiais apreenderam também sacos com embalagens usadas. A Polícia Federal vai apurar agora a responsabilidade de empresas e pessoas físicas na comercialização do produto.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou uma alteração no sistema de fiscalização das empresas de laticínios sob controle do Serviço de Inspeção Federal, na segunda-feira (29/10), de acordo com a Agência Estado. Segundo o ministro, uma equipe formada por três fiscais federais agropecuários (dois médicos veterinários e um agente de inspeção sanitária) fará auditorias aleatórias nas empresas.
As vistorias serão mensais e definidas por sorteio. Até agora, a fiscalização é de responsabilidade de um agente que trabalha permanentemente nas empresas. Aos poucos, a figura do fiscal fixo será eliminada, explicou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira da Costa. Ele conta que as auditorias serão feitas, inicialmente, em Minas, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul.
"Esperamos que a nova fiscalização aumente a eficiência", disse o ministro. Ele acrescentou que o grupo responsável pelas auditorias fará uma avaliação criteriosa do funcionamento da empresa, de seus processos produtivos e também do desempenho dos servidores responsáveis pelo Serviço de Inspeção Federal enquanto ainda trabalharem nas empresas.
Comentários de leitores
8 comentários
Murassawa (Advogado Autônomo)
Essa pratica não é novidade, pois, saiba que azeitonas vendida a granel quando mofa são lavadas e novamente salgas; carnes salgadas para feijoada quando vencidas ou com coloração não adequada são lavadas com bicabornato que retorna a coloração normal e salgadas; queijo ralado em sua maioria contem amido; frutas cristalizadas quando imprópria p/ o consumo em razão de contaminação são colocadas em secadores ou no sol e reembalados p/ o consumo, assim são outros produtos que não são fiscalizados e a população consome normalmente, portanto, não é novidade essa pratica, mesmo sendo ediondo. Hoje mesmo no jonal da Globo ao meio dia, o Presidente da Associação dos Produtores leiteiro, na feira que esta realizando em são paulo, informou que essa denuncia já tinha sido feita a mais de 4 anos e a vigilancia sanitaria nada fez, porque, molharam a maozinha deles.
Sê (Advogado Autônomo - Civil)
O maior absurdo disso tudo é ver na televisão (ontem 29/10) o réu confesso senhor Reinolds dizer que o leite brasileiro é de boa qualidade. Dá nojo ouvir isso, e eu pensava que ele estava falando a verdade, e hoje 30/10 pipoca por todo o país novas denúncias. Esse cara era para ser demitido imediatamente pelo, não menos mentiroso sapo barbudo (como o chamava o saudoso Brizola), chefe dele. Ha... Quando é que os homens públicos brasileiros vão passar a ser sérios e sentir a responsabilidade de dirigir tão grandioso povo que tudo aceita?
Richard Smith (Consultor)
Oh, meu caro "Fessô", que maldade de sua parte! Eu jamais desejei ou desejaria para o senhor o "paredón"! Me contentaria em mandá-lo para um campo de reeducação e desintoxicação ideológica. Tão somente. E olhe que isso apesar de ter o senhor, como defensor de canalhas, muito mais cancha e experiência do que eu! Passar bem.
Comentários encerrados em 07/11/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.