Batalha no fim

Microsoft desiste de recorrer e paga multa milionária

Autor

25 de outubro de 2007, 14h00

A Microsoft informou, em Bruxelas, que desistiu de recorrer contra a União Européia, que a acusou de formação de cartel. A maior produtora mundial de software sustenta que resolveu obedecer a decisão tomada por uma corte de apelações belga, em 2004. A gigante americana afirmou que a multa de US$ 357 milhões, imposta pela Justiça, foi paga em outubro de 2006. As informações são do site Findlaw.

O valor da multa foi gerado por causa das sucessivas negativas da Microsoft em repassar aos concorrentes informações técnicas sobre os produtos que botava na praça.

Com a decisão, foram favorecidas a IBM, Sun, Novell e Oracle, que disputam com a Microsoft versões do programa Windows. A Microsoft, estima-se, detém 95% desses programas em computadores, por todo o planeta.

A empresa informou que retirou um recurso em que tentava anular a decisão de primeira instância, que a obrigava a abrir mão de propriedade intelectual do Windows para sistemas abertos e gratuitos, como o Linux. “Nossa missão é cumprir deveres legais e estreitar laços com a União Européia”, disse o conselheiro-geral da Microsoft na Europa, Erich Andersen.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!