Direito de apurar

Jornal se livra de indenizar hospital por notícia sobre dívida

Autor

31 de maio de 2007, 0h01

Por considerar que uma reportagem foi divulgada de forma correta, com as versões das partes envolvidas, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais reformou a decisão que condenou um jornal de São Sebastião do Paraíso a indenizar um hospital da cidade. A reportagem jornalística foi sobre uma dívida do hospital.

Segundo o relator, desembargador Roberto Borges de Oliveira, o jornal se limitou a publicar as informações que lhe foram repassadas por terceiros. “Tampouco o fizeram sem a prévia busca da verdade ou com a intenção de denegrir a imagem do hospital”, afirmou. Além disso, em nenhum momento, o hospital negou que foi procurado pelo jornal para que lhe fosse oferecido espaço a fim de apresentar sua resposta às acusações.

O jornal publicou a reportagem sobre uma dívida de R$ 1,2 milhão, que poderia levar o hospital à falência. Informou também que os pacientes dos planos de saúde privados têm atendimento diferenciado, apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) pagar o mesmo preço pelos serviços médico-hospitalares, sem, contudo, emitir qualquer juízo de valor.

Segundo o jornal, as informações foram prestadas por uma pessoa que fazia parte do conselho administrativo da instituição de saúde. O jornal alegou, ainda, que agiu de acordo com a lei ao publicar informações sobre o hospital.

O hospital entrou com uma ação contra o jornal e sua diretora. Alegou que as informações eram infundadas e que fez uma prestação de contas que foi aprovada na íntegra. A 1ª Vara da Comarca de São Sebastião do Paraíso (MG) condenou o jornal ao pagamento de indenização de R$ 20 mil, por danos morais. Também determinou a retratação da notícia veiculada no prazo de 15 dias. O jornal recorreu e o TJ mineiro reformou a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!