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Culpa apontada

Aeronáutica recomenda abertura de processo contra controladores

A Aeronáutica concluiu o Inquérito Policial-Militar (IPM) sobre o motim de controladores, que paralisou o tráfego aéreo no dia 30 de março deste ano. O IPM recomendou ao Superior Tribunal Militar a abertura de processo contra cinco controladores, acusados de comandar o ato, informa o jornal Correio Braziliense. No dia, quase 200 profissionais do Cindacta-1 suspenderam as operações. Em alguns centros, chegou a haver greve de fome e aquartelamento.

Os promotores terão um prazo de 15 dias para decidir se acusam os controladores perante a Justiça Militar do Distrito Federal. Caso decidam pelo arquivamento do inquérito, os controladores não serão processados. O prazo para análise do inquérito é prorrogável por mais 30 dias. Se o processo for aberto e os controladores condenados, eles podem ser expulsos da Aeronáutica e cumprir prisão de até oito anos.

No dia 5 de julho, a Aeronáutica determinou a transferência de seis controladores de vôo do centro de controle de tráfego aéreo de Manaus (AM), o Cindacta-4, apontados como “lideranças negativas”. Para os oficiais, a saída dos profissionais não vai sobrecarregar os demais.

Revista Consultor Jurídico, 9 de julho de 2007, 16h33

Comentários de leitores

8 comentários

Vale colar o manifesto: Tragédia do vôo 3054...

E. COELHO (Jornalista)

Vale colar o manifesto: Tragédia do vôo 3054 da TAM: associações culpam governo pelo caos aéreo 18.07, 03h09 Loteamento de cargos faz mais vítimas inocentes Não é possível continuar assistindo o massacre de inocentes. O caos aéreo e as tragédias começaram a ocorrer, exatamente, a partir do momento em que se retirou do Ministério da Aeronáutica a administração do Sistema de Aviação Civil. Isso não é coincidência. É o resultado da desprofissionalização do setor, da falta de subordinação entre órgãos e da quebra da hierarquia do sistema. A Aeronáutica, organização altamente profissionalizada (e imune a loteamentos de cargos), administrou a aviação no Brasil de 1941 até março de 2006. Foram 65 (sessenta e cinco) anos de gestão. Sessenta e cinco anos, sem que nada sequer parecido com o que ocorreu nos últimos treze meses tivesse se verificado. Profissionais (militares) foram sendo substituídos por militantes políticos inexperientes. Órgãos que compõem o sistema de aviação civil foram inoculados com essa anomalia brasileira que a cada quatro anos distribui vinte e cinco mil cargos. Essa prática é inédita no mundo. Igualmente inédito é o caos aéreo brasileiro que não encontra precedente em toda a história do transporte aéreo mundial, desde Santos Dumont. Pelo amor de Deus, devolvam o comando da aviação civil do País ao Ministério da Aeronáutica, única maneira de blindá-la a essa prática que está acabando com a administração pública brasileira. Acabem com o Ministério da Defesa e com a ANAC. Restabeleça-se o organograma que administrou a aviação no Brasil, de 1941 até a criação dessas duas peças inúteis. O que mais precisa acontecer? Quantas vidas vale um cargo? A aviação simplesmente não funciona sem profissionalismo, disciplina e hierarquia. Isso não existe mais. Enquanto esses três requisitos estiverem ausentes, o caos aéreo, as tragédias e as mortes vão continuar. A ANDEP e o FÓRUM, por suas diretorias, manifestam sua dor pela perda de vidas de inocentes, entre as quais identifica amigos e conterrâneos. Porto Alegre, 17 de julho de 2007. Cláudio Candiota Filho pres. ANDEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo Alcebíades Adil Santini pres. FÓRUM ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR http://www.diegocasagrande.com.br/index.php

Não percam tempo, eliminem os maus,quem erra te...

futuka (Consultor)

Não percam tempo, eliminem os maus,quem erra tem que pagar pelos seus atos. UM MILITAR não pode nem deve por sua própria natureza desobedecer ordens ou macular os seus deveres de ofício(ser patriota não é opção para um soldado)sua farda é a sua honra. CADEIA é pouco ..em outros tempos e ainda em alguns países um fuzilamento seria o ideal.

Solução simplista: a culpa é só dos controlador...

lu (Estudante de Direito)

Solução simplista: a culpa é só dos controladores de vôo?

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