Fogo amigo

Procurador é acusado de tramar morte de rival no Amazonas

Autor

9 de janeiro de 2007, 15h52

O procurador-geral de Justiça licenciado do Amazonas, Vicente Cruz, foi preso, no final da noite desta segunda-feira (8/1), acusado de contratar um pistoleiro para matar o procurador Mauro Campbel, também candidato a procurador-geral.

Vicente Cruz está sob custódia do Ministério Público estadual. Ele entrou com um pedido de Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas. O pedido foi distribuído para o corregedor-geral do TJ, desembargador Manuel Glaucimar Damasceno. As informações são do jornal Diário do Amazonas, de Manaus.

Segundo o jornal, Cruz contratou um ex-presidiário para assassinar seu adversário na eleição para escolher o próximo chefe do Ministério Publico do Amazonas, marcada para fevereiro próximo. O pistoleiro contratado para fazer o serviço preferiu denunciar o crime ao MP. De acordo com o Jornal Nacional, da Rede Globo, isso aconteceu, porque Cruz resolveu abortar o plano e contratar um outro matador.

Após ser informado do plano, Campbel levou o pistoleiro ao secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante, que montou o esquema de investigação. Na Justiça, conseguiu a quebra do sigilo telefônico do intermediário, da mulher e do pistoleiro. O mandado judicial foi expedido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Francisco das Chagas Auzier Moreira, às 22h30 de segunda-feira.

O procurador-geral em exercício, Evandro Farias, o decano dos procuradores no estado, que faz parte do grupo político de Vicente Cruz, se recusou a abrir a sindicância pedida por um grupo de membros do MP-AM. Alega que teria de esperar o fim do inquérito policial.

No Conselho Nacional do Ministério Público há processo contra Vicente Cruz. Trata-se de Processo de Controle Administrativo originada em representação dirigida ao Colégio de Procuradores do Amazonas e feita pela promotora de Justiça, Silvana de Lima Cabral. No processo, Cruz é acusado de pagamento irregular de gratificação e de diárias a servidores, irgularidades em licitação e sueprfaturamento.

[Texto atualizado com novas informações às 21h10 do dia 1/9/2006]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!