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Evolução institucional

Atendimento da Defensoria Pública cresce 57% em 2007

A Defensoria Pública da União registrou um crescimento de 57% no número de atendimentos neste ano. Foram 399.981 atendimentos até o dia 21 de dezembro contra 227.001, em 2006. De acordo com o subdefensor público-geral da União, Leonardo Lorea Mattar, este crescimento de 2006 para 2007 se deve a duas razões: o ingresso de um grande número de defensores nos quadros da instituição e a significativa melhora na estrutura de trabalho e de atendimento ao público.

O levantamento foi feito pela Coordenação de Planejamento, Orçamento e Finanças da DPU que também registrou um crescimento de quase 5.300% nos atendimentos nos últimos setes anos. “Inúmeros foram os motivos para esse crescimento tão expressivo: trabalhos administrativos e políticos, divulgação da Defensoria Pública da União, investimentos significativos, conscientização da importância da instituição nos meios jurídico e político, e a dedicação dos defensores públicos da União”, explica Mattar.

Entre 2001, quando foram registrados apenas 7.551 atendimentos, e 2005, quando o volume foi de 227.119 registros, a evolução dos atendimentos teve um crescimento médio anual de 54.981 casos. Entre 2005 e 2006, caiu para 118 atendimentos. Já de 2006 para 2007, o volume foi de 172.980 registros a mais.

“Isso revela também a crescente procura da população pelos serviços da Defensoria Pública da União, que vem tomando consciência sobre a existência de uma instituição voltada para defender os seus direitos. Mostra também a necessidade de se fortalecer a Defensoria Pública, conferindo à instituição as autonomias administrativas, orçamentária e financeira”, afirma Mattar.

Revista Consultor Jurídico, 24 de dezembro de 2007, 18h53

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