Máfia dos sanguessugas

Sanguessugas: MPF denuncia mais cinco ex-deputados federais

Autor

8 de agosto de 2007, 13h17

O Ministério Público Federal em Mato Grosso denunciou mais cinco ex-deputados federais e dois ex-assessores parlamentares por associação à máfia dos sanguessugas. Eles são acusados de se associar com a organização investigada por se apropriar de recursos de emendas parlamentares direcionadas à área de saúde, destinadas a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares.

De acordo com as denúncias, os ex-deputados federais Paulo Fernando Feijó Torres (PSDB-RJ), Armando Alves Júnior (PR-AP), Edilberto de Moraes Júnior (PR-AC), Gilberto Nascimento da Silva (PMDB-SP) e Ricarte de Freitas (PTB-MT) atuaram na ramificação política da organização.

Na condição de deputados federais, cabia a eles a elaboração das emendas orçamentárias que destinavam recursos aos municípios e às entidades envolvidas no esquema. As investigações apontaram que os ex-deputados recebiam de 10% a 15% do valor da emenda apresentada como propina das empresas integrantes da organização criminosa.

Os ex-assessores parlamentares Vander Cesário Rosa (ligado a Edilberto de Moraes Júnior) e Antônio Teixeira Souza (que trabalhou para Gilberto Nascimento da Silva) também foram denunciados pelo Ministério Público Federal.

Denúncias

— Paulo Fernando Feijó Torres foi denunciado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitações.

— Ricarte de Freitas e Armando Alves Júnior foram denunciados por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitação.

— Edilberto Afonso de Moraes Júnior, Gilberto Nascimento da Silva, Vander Cesário Rosa e Antônio Teixeira de Souza foram denunciados por formação de quadrilha e corrupção passiva.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!