Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Procurado e encontrado

Traficante colombiano é preso pela Polícia Federal em operação

O colombiano Juan Carlos Abadia, um dos traficantes mais procurados no mundo pela agência antidrogas dos Estados Unidos, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (7/8). A prisão aconteceu em um condomínio fechado no município de Aldeia da Serra, em São Paulo, durante a Operação Farrapos. Abadia é suspeito de ser o mandante de centenas de homicídios na Colômbia e Estados Unidos. Entre eles, policiais e informantes.

A PF pretende desarticular a organização internacional dedicada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ao todo, os agentes vão cumprir 17 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O governo norte-americano oferecia US$ 5 milhões por informações que levassem ao traficante Juan Carlos Abadia.

Depois de dois anos e meio de investigações, policiais federais chegaram à conclusão que traficantes colombianos transportam grande quantidade de drogas para a Europa e os Estados Unidos. O lucro chega ao Brasil, saindo da Espanha e do México, e passa pelo Uruguai. Segundo a PF, o ciclo da lavagem de dinheiro era completado pela organização, aproveitando-se de investimentos no ramo imobiliário (hotéis e mansões), industrial e na aquisição de veículos.

A investigação, cujo inquérito tramita na 6ª Vara Criminal Federal de paulista, especializada em lavagem de dinheiro, contou ainda com o intercâmbio de informações sigilosas entre Brasil, Estados Unidos, Espanha, Uruguai e Argentina.

Revista Consultor Jurídico, 7 de agosto de 2007, 11h51

Comentários de leitores

3 comentários

Ele fez um único pedido: não ser extraditado pa...

J.Henrique (Funcionário público)

Ele fez um único pedido: não ser extraditado para os Estados Unidos. A Justiça americana não é perfeita (creio que nem razoável) mas é séria. 20 anos são 20 anos, perpétua é perpétua e condicional é no sapatinho.

Traficante? Colombiano? huummm é possível...

diegodlsantos (Funcionário público)

Traficante? Colombiano? huummm é possível que tenha ligação com as FARC... Tremei petralhas!

Avante PF! Avante MPF! Tremei chicaneiros!

Armando do Prado (Professor)

Avante PF! Avante MPF! Tremei chicaneiros!

Comentários encerrados em 15/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.