Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Merenda caseira

Diretora é condenada por levar merenda da escola para casa

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou a diretora de escola pública Ainsley Albrecht Guedes por peculato. Ela deve perder a função pública e prestar serviços à comunidade. A diretora foi acusada de levar para casa ingredientes da merenda escolar e de permitir que professores comessem o lanche destinado aos alunos. Ela ainda pode recorrer.

De acordo com os autos, os fatos aconteceram em 2000 e 2001 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Américo, que fica em Porto Alegre.

Para o relator no TJ, desembargador Gaspar Marques Batista, é inconcebível entender o que motivou uma diretora de escola a instituir um “verdadeiro restaurante na escola” e de não demonstrar “a exata compreensão de que não pode levar para casa parte da merenda dos alunos”.

Sindicância da Secretaria de Educação já havia apurado que a escola vinha repassando aos alunos merenda abaixo do estipulado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Gêneros comprovadamente adquiridos não apareciam nos cardápios oferecidos aos alunos.

A professora também foi condenada por ordenar despesas não autorizadas em lei. Segundo os autos, ela autorizou funcionário a comprar alimentos em um bar, pagos com cheque da escola. Essas mercadorias tanto eram utilizadas em almoços preparados na escola quanto levadas para a sua casa.

O TJ aplicou a pena de dois anos e seis meses de reclusão, que foi substituída por prestação de serviço à comunidade e pagamento de cinco salários mínimos.

Revista Consultor Jurídico, 29 de abril de 2007, 0h00

Comentários de leitores

4 comentários

Bom noite a todos!!! Fui aluna desta senhora p...

cris (Outros)

Bom noite a todos!!! Fui aluna desta senhora por 3 anos, Logo apos se tornou diretora e sei de seu trabalho e sua dedicação com todos!! Sabemos que quando uma pessoa e amada e querida por muitos, sempre existe aquele que por seus motivos gostaria de estar estar no lugar desta pessoa!! Ainsley sempre foi mulher de fibra alegre querida por muitos a maioria, uma pessoa que dedicou parte de sua vida a esta escola!!! Muitas Muitas vezes colocando dinheiro do su proprio bolso dando seu sangue por aquela escola!! Mas com certeza DEUS não dorme e a verdade vai aparecer!!!!! Ainsley Deus esta contigo!!Saiba que todos os teus alunos tambêm te amamos MUITO!!!!

Nós, os seres humanos, precisamos todos, os dia...

LUIS CARLOS (Professor)

Nós, os seres humanos, precisamos todos, os dias,criar o hábito de resistir às tentações, contendo-as com bons hábitos, pois quem pensa que está ileso de tal barbaridade - como a cometida por essa diretora - está enganando. A Bíblia diz: Aquele que está de pé, tome cuidado para que não caia. Sábias Palavras... aprenda-as, antes de criticar o próximo.

Tudo isso porque nenhuma criança passou fome...

Bira (Industrial)

Tudo isso porque nenhuma criança passou fome...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.