Inscrita e fiscalizada

Empresa de consórcios precisa ter registro em Conselho

Autor

25 de abril de 2007, 10h48

Empresa de consórcios precisa ter registro no Conselho Regional de Administração para estar em atividade. O entendimento é da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros mantiveram a obrigatoriedade da inscrição da empresa Govesa Administradora de Consórcios no CRA de Goiás e Tocantins.

A Govesa entrou com pedido de Mandado de Segurança contra o presidente do CRA-GO/TO para que fosse desobrigada de manter registro no Conselho. A primeira instância acolheu o pedido. O Conselho apelou. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que empresa, cujo objetivo social é a administração de consórcios para aquisição de bens imóveis e móveis duráveis, está sujeita à inscrição e fiscalização do CRA.

No STJ, a defesa da empresa de consórcio alegou que as atividades desempenhadas por ela não se enquadram entre as específicas de administrador. Além disso, afirma que compete ao Banco Central a fiscalização e a aplicação de penalidades à empresa administradora de consórcio para aquisição de bens imóveis e móveis.

O relator do processo, ministro João Otávio de Noronha, afirmou que Govesa desempenha atividades que necessitam de registro ou acompanhamento de profissional de administração exigidos pelo CRA, porque administra a captação de recursos.

O ministro considerou, ainda, que o simples fato de as empresas que trabalham com consórcio estarem sujeitas à fiscalização do Banco Central não afasta a obrigatoriedade do registro no CRA.

REsp 616.483

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!