Salvos pela Eleição

Justiça decreta prisão de seis petistas por compra do dossiê

Autor

27 de setembro de 2006, 11h14

A Justiça Federal decretou a prisão temporária de seis petistas envolvidos na compra do dossiê que acusa o candidato ao governo de São Paulo, o tucano José Serra, de ter envolvimento na máfia dos sanguessugas. Gedimar Passos, Valdebran Padilha, Expedito Veloso, Oswaldo Bargas, Jorge Lorenzetti e Freud Godoy foram alvos dos decretos de prisão. As informações são do O Estado de S. Paulo.

A idéia era facilitar as investigações sobre a origem dos R$ 1,75 milhão encontrado com petistas, mas a Polícia Federal não pôde cumprir a ordem e nenhum dos seis será preso. Segundo a legislação eleitoral, a cinco dias das eleições, os brasileiros não podem ser presos, exceto em caso de flagrante.

A trajetória da parte que estava em dólares já foi identificada. De acordo com o governo dos Estados Unidos, saíram de um banco em Miami e foram repassados a um pequeno banco de São Paulo, antes de serem flagrados com Gedimar Passos e Valdebran Padilha. A PF também já descobriu quem é o titular da conta em que os dólares foram depositados e quem os sacou, mas não quis revelar.

Os reais apreendidos ainda não foram identificados. “Assim que o Coaf tiver a resposta — se tiver, porque há coisas que não se consegue apurar — os resultados serão transmitidos aos órgãos competentes”, disse o ministro Guido Mantega.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!