Obstrução das investigações

Namorada de Ubiratan não consegue Habeas Corpus

Autor

18 de setembro de 2006, 20h43

Carla Cepollina, namorada do coronel Ubiratan Guimarães, morto no dia 11 de setembro, não conseguiu Habeas Corpus preventivo. A decisão é do desembargador Souza Nery, da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Habeas Corpus preventivo é solicitado geralmente pelo advogado quando há risco de prisão. A mãe de Carla, a advogada Liliana Prinzivalli, alegou que sua filha está sofrendo coação ilegal. As informações são da rádio CBN.

O desembargador viu na solicitação uma tentativa de obstruir as investigações. Nery também chamou a atenção para a falta de comprovação de urgência.

O coronel da Polícia Militar Ubiratan Guimarães, que comandou o massacre do Carandiru e era deputado estadual pelo PTB, foi encontrado morto, com um tiro no abdômen, em seu apartamento, no bairro dos Jardins, em São Paulo, no domingo (11/9).

Segundo o DHPP — Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e o Ministério Público, as investigações indicam que uma pessoa próxima ao coronel o matou. O motivo que sustenta essa linha de investigação é o de que não houve sinais de arrombamento no apartamento nem vestígios de luta.

Segundo as investigações, Carla foi a última pessoa conhecida a visitar o coronel no dia do assassinato. Já depôs três vezes, a primeira delas informalmente. Em todas ocasiões, negou envolvimento com o crime.

Leia a decisão

1. Indefiro a liminar pleiteada.

2. É que, além de inexistir previsão legal para tanto, não estão presentes, no meu entender, os indispensáveis requisitos do fumus boni júris e do periculum in mora.

3. Para a sua correspondente demonstração, seria de mister a comprovação, tanto da iminência da coação (periculum in mora), como da respectiva ilegalidade (fumus boni júris), o que nem de longe há nos autos.

4. Não se concede liminar em habeas corpus preventivo “quando a alegada coação sequer é vista como possibilidade, ficando vaga e imprecisamente relatada, e que visa a obstar, antecipadamente, atos regulares de jurisdição.”

5. Requisitem-se, ao impetrado, as informações devidas.

6. Com elas, colha-se a manifestação da douta Procuradoria Geral de Justiça, e voltem.

SP, 18/09/2006.

(a) Desembargador José Orestes de SOUZA NERY, Relator.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!