Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Conclusão do inquérito

Ex-ministro Palocci será denunciado à Justiça por sete crimes

A 20 dias da eleição, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, candidato a deputado federal pelo PT, começa a enfrentar mais uma prova de fogo em sua carreira política. Num período de dez dias, Palocci será denunciado à Justiça por sete crimes: formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, peculato, quebra de sigilo bancário, quebra de sigilo funcional e prevaricação.

As denúncias, da Polícia Federal e da Polícia Civil, dizem respeito ao envolvimento de Palocci na quebra do sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo — que disse que o ex-ministro freqüentava a mansão do Lago Sul, em Brasília, usada para lobby —, e nas fraudes nos contratos de lixo em suas duas administrações na prefeitura de Ribeirão Preto (1993-1996 e 2001-2002). A informação é do jornal O Estado de S. Paulo e Agência Globo.

Nesta segunda-feira (11/9), o delegado Rodrigo Carneiro Gomes, da PF, entregou à Justiça o inquérito, aberto em março, em que Palocci é acusado dos crimes de violação de sigilo bancário e funcional e prevaricação do caseiro. Ele afirma que as provas que têm são suficientemente robustas.

De acordo com o inquérito da Polícia Federal, o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso e o ex-assessor de imprensa, o jornalista Marcelo Netto “serviram como instrumento” ao ex-ministro Antônio Palocci.

Homem forte do governo Lula e ex-prefeito de Ribeirão, Palocci sobreviveu às acusações de integrar a máfia que fraudava contratos de lixo e de ter ligação com o caixa 2 do PT, mas acabou balançando quando foi desmentido pelo caseiro, que trabalhava na mansão onde ele se reunia com os amigos da chamada República de Ribeirão.

Visite o blog eleitoral da Consultor Jurídico clicando aqui.

Revista Consultor Jurídico, 12 de setembro de 2006, 12h28

Comentários de leitores

3 comentários

Sete crimes, sem contar os com pedidos que o Se...

JPLima (Outro)

Sete crimes, sem contar os com pedidos que o Senhor Fracenildo vai entrar na Justiça: Danos Morais, Danos Materiais entre outros... que o "bando petista" vai ficar até tonto, isso sem contar a responsabilidade de expor ao ridículo a Marca da C.E.F.

Desculpem-me o correto é "Parece conta de menti...

Richard Smith (Consultor)

Desculpem-me o correto é "Parece conta de mentiroso, não?"

Sete! Parece conta de mentiroso, não! O PT n...

Richard Smith (Consultor)

Sete! Parece conta de mentiroso, não! O PT no "pudê" não deixa por "menas"!

Comentários encerrados em 20/09/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.