Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sob investigação

Justiça paulista bloqueia bens da Igreja Renascer

Os fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo — o apóstolo Estevam Hernandes Filho e sua mulher, a bispa Sônia Haddad Moraes Hernandes — estão com suas contas bancárias e bens bloqueados pela 1ª Vara de Justiça Criminal de São Paulo. O mesmo bloqueio foi determinado para duas outras pessoas ligadas à denominação, o bispo Antônio Carlos Ayres Abbud e seu irmão, o empresário Ricardo Abbud.

O processo já tem nove volumes. O juiz-titular da 1ª Vara, Antônio Rossi, acolheu a denúncia feita pelo promotor Marcelo Mendroni. A informação é do Jornal da Tarde, repórteres Angélica Santa Cruz e Eduardo Barella.

Além de pedir o bloqueio dos bens, o Ministério Público caracterizou a segunda maior comunidade neopentecostal do país como organização criminosa montada para lavar dinheiro proveniente de estelionato. O Ministério Público pediu também a prisão preventiva dos investigados, sob acusação de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, mas o pedido não foi aceito.

A primeira audiência está marcada para o dia 15 de setembro. A decisão proíbe a movimentação de oito contas bancárias das empresas Colégio Gamaliel e Publicações Gamaliel — abertas em nome do casal Hernandes e cuja movimentação registrada entre 2000 e 2003 acusou um montante de R$ 46,4 milhões.

Também bloqueia a mansão de Estevam Hernandes em Boca Raton, no litoral da Flórida 0151 avaliada em U$ 465 mil, e uma fazenda de 45 hectares em Mairinque, a 70 km de São Paulo, comprada pela igreja em 2001 por R$ 1,8 milhão.

Investigação

O bloqueio dos bens do casal Hernandes foi precedido de uma investigação que se baseou na série de reportagens da Revista Época em 2002. A reportagem passou um pente-fino em declarações de Imposto de Renda de 10 empresas ligadas à Renascer e levantou cerca de 100 ações civis por cobrança de dívidas contra integrantes da igreja.

Ao final, o Ministério Público concluiu que a Fundação Renascer age como organização criminosa, ao formar uma rede de empresas que se dedicam a movimentar o dinheiro angariado por meio de estelionato, ou doações de fiéis feitas diante de todo tipo de promessa.

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo tem 1,5 mil templos no Brasil. Fundada em 1986, ela é isenta de pagar Imposto de Renda por ser entidade filantrópica e sem fins lucrativos.

O indiciamento dos acusados foi pedido pelo Ministério Público com base no artigo 1º, inciso VII da lei 9.613/98 (lavagem e dinheiro). Há duas semanas, a defesa dos donos da Renascer entrou no Tribunal de Justiça com um pedido de Habeas Corpus, alegando que eles sofriam "constrangimento moral". O desembargador Ubiratan de Arruda, da 9ª Câmara, negou a ordem.

Revista Consultor Jurídico, 2 de setembro de 2006, 9h30

Comentários de leitores

20 comentários

Não acredito que existem pessoas aqui que são e...

ac.secondlife (Bacharel - Administrativa)

Não acredito que existem pessoas aqui que são evangélicas, "se é que são", ofendendo o próximo com palavras baixas. Vão, peguem suas Bíblias e orem. Deixem a picaretagem para que não tem Cristo no coração, qu só amam o dinheiro, que estão mais próximos do Código Penal do que do Evangelho.

Meu caro Léo "Pelo Senhor e pelo Apostolo, co...

Richard Smith (Consultor)

Meu caro Léo "Pelo Senhor e pelo Apostolo, contra os Fariseus": Agradeço o seu elogio à minha inteligência, embora o considere despiciendo. Quando você conseguir explicar para mim e para os outros, a quem você mimoseou com tantos qualificativos ("lixo", por exemplo), como podem "homens de Deus" terem atitudes tão abjetas, como: a) deixarem pobres e ingênuos fiadores arcarem com os calotes de aluguel dos templos; b) deixarem de cobrir cheques emprestados de fiéis; c)possuirem e utilizarem para o seu conforto, bens vultuosíssimos (carros, fazendas, apartamentos, todos luxuosos); d) usarem o dinheiro arrecadado para empresas de nome pessoal, etc., aí nós poderemos conversar. Quanto ao trecho dos Atos dos Apóstolos que você citou, dificil não rir. Quer dizer que os fariseus e sinedritas que estavam perseguindo e queriam matar os (VERDEIROS) Apóstolos que estavam pregando a "Boa Nova" (=Evangelho), são comparáveis a mim mesmo, aos promotores e ao Juiz que investigam e querem punir os CRIMES (estelionato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, exploração da boa-fé pública, etc.) dos empulhadores que você venera? A propósito, conte para mim: "apóstolos" eu só conheço doze. Que título de apóstolo é esse, hein? E a dona bisca, digo "bispa", quem a sagrou, hein? Quá, quá, quá, quá! Em sendo assim, eu devo ser o "Conde" do Morumbi ou o "Marquês" da Vila Olímpia, não? E já que você foi "biblico" eu aproveito para recomendar a você, para leitura e boa meditação, as palavras de Jesus em São Lucas: 17,1-2. E para que você não tenha muito trabalho, transcrevo-as abaixo: "É impossível que não ajam escândalos. Mas ai daquele por meio do qual sucedem! Seria mais útil para ele que se lhe amarrem uma mó ao pescoço e o atirem ao fundo do mar...". Como eu costumo respeitar as palavras de Nosso Senhor e se os seus venerados "apóstolo", "bispa", "bispo primaz" (essa é boa!) e dd. famiiares estiverem com os pescoços à disposição, irei até lá passar-lhes as cordas e conduzí-los até o Oceano Atlântico. Passar bem.

Eu realmente lameto Léo, que um lixo como você ...

Ulian (Outros)

Eu realmente lameto Léo, que um lixo como você possua esse nome, por que é o meu nome também, mas pode acreditar que não temos nada ver. Primeiro, se quer chamar alguém de lixo chame seus parentes, não gente que você não conhece, não conhece a história os, testemunhos é a motivação que as fazem ir as igreja.Ignorante é quem fala de coisas que não sabe, e vejo que você é um como os outros infelizes que que falam mal do Apostolo é Apostolo não Bispo(IDIOTA). e não conhecem nem um pingo da nossa história como igreja.Então fique caladinho tá antes que caia sua lingua. hahahahah!!!!!!!!! Pra pensar! Quem tem culpa pela sua existência,você sua mãe ou seu pai? Hahahahaha!!!!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 10/09/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.