Pista irregular

Empresa de ônibus é condenada por acidente em pista irregular

Autor

13 de março de 2006, 17h07

Empresa de ônibus tem de indenizar passageiro que sofreu acidente, mesmo que ele tenha sido causado por irregularidades no asfalto. O entendimento é da 18ª Vara Cível do Rio de Janeiro. O juiz Pedro Antônio de Oliveira Júnior condenou a empresa de ônibus Auto Diesel a indenizar a diarista Vera Lúcia Menezes de Souza em R$ 15 mil por danos morais. Cabe recurso.

Para o juiz, a empresa não comprovou a alegação de que não atuou com culpa. “Ainda que o acidente tenha sido causado tão somente por irregularidade no asfalto, o fato encontra-se intimamente ligado às atividades de transporte desenvolvidas pela empresa, que não se exonera do dever de indenizar”.

Segundo os autos, o acidente ocorreu em junho de 1998. A mulher viajava no ônibus da empresa, quando o veículo passou por uma irregularidade no asfalto em alta velocidade. Com o solavanco, Vera Lúcia foi arremessada para o alto e sofreu uma fratura na coluna. Ela ficou impossibilitada de trabalhar durante um ano e teve de usar colar cervical. A Auto Diesel ainda terá de pagar um salário mínimo por cada mês não trabalhado pela diarista.

A empresa alegou que o motorista não teve culpa pelo acidente e que trafegava em baixa velocidade.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!