Baderna no Congresso

Adolescentes que depredaram Câmara ganham liberdade

Autor

9 de junho de 2006, 12h20

Os 28 adolescentes envolvidos nas depredações da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (6/6), durante a invasão do Movimento de Libertação dos Sem Terra, conseguiram liberdade. O benefício da remissão foi concedido pelo juiz Renato Rodovalho Scussel, da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal.

Os adolescentes foram encaminhados para o Cear — Centro de Abrigamento Reencontro, em Taguatinga, e aguardam a chegada dos pais para serem liberados. Os jovens que estão sem os responsáveis voltarão para as cidades de origem com a ajuda da Secretaria de Ação Social.

Logo depois da invasão e depredação do Congresso, as crianças de até 12 anos foram encaminhadas para o SOS Criança e depois entregues aos pais. Já os adolescentes de 12 a 17 anos foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente. Lá, foram autuados e, em seguida, recolhidos ao Cear.

No dia seguinte (quarta-feira, 7/6), os adolescentes foram encaminhados ao Ministério Público. Os promotores ouviram os jovens e se manifestaram pela remissão. Em seguida, eles foram levados à Vara da Infância e da Juventude para aguardarem a sentença do juiz. Depois da decisão, foram novamente encaminhados ao Cear.

Outros 15 menores foram liberados pela Delegacia da Criança e do Adolescente com os respectivos responsáveis, que não foram detidos. Os jovens afirmaram, em depoimento, que foram convidados por integrantes do MLST para conhecer Brasília.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!