Consultor Jurídico

Avaliação médica

Justiça paulista manda juiz Nicolau fazer novos exames

Nicolau dos Santos Neto, juiz aposentado, terá de se submeter a avaliação médica em estabelecimento público. A determinação é da juíza Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal.

Os exames serão feitos pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo num prazo de 30 dias, a partir do recebimento do ofício. A perícia deve cumprir os quesitos que serão apresentados pelo MPF e pelos defensores do réu.

O MP quer, também, que o juiz aposentado seja transferido para a custódia da Polícia Federal ou para um hospital penitenciário. Atualmente, ele está em prisão domiciliar.

No dia 3 de maio, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou Nicolau dos Santos Neto a 26 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de peculato, estelionato e corrupção passiva. Foi condenado também a pagar multa de R$ 1,2 milhão. Nicolau é acusado do desvio de R$ 169 milhões da obra do prédio do Fórum Trabalhista, na capital paulista.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de julho de 2006, 19h05

Comentários de leitores

4 comentários

o único exame que deve ser feito é um de consci...

RAFAEL ADV (Procurador do Município)

o único exame que deve ser feito é um de consciência e não médico... No brasil o verme rouba, fica preso em casa e a família passeando de carrão e morando em mansão em Miami... Na china resolveriam melhor a situação deste juizinho... e ainda cobrariam a bala da sua família...

SOBRE O JUIZ... Enquanto ele fica na sua prisão...

RAFAEL ADV (Procurador do Município)

SOBRE O JUIZ... Enquanto ele fica na sua prisão encantada... sua família torra o dinheiro que o mesmo usurpou... Aí está o erro no Brasil... A família do boneco nada perdeu... Ou será que eles não desconfiaram da ilegalidade quando ele comprou um lamborghini diablo e mansão em Miami beach ??? No mínimo cúmplices ou partícipes... Já estou de saco cheio de lalau, Jorgina, e outros milionários felizes !!! abraço

A punição neste caso aconteceu para valer. Só m...

Luís da Velosa (Advogado Autônomo)

A punição neste caso aconteceu para valer. Só me pergunto porquê o juiz Nicolau dos Santos Neto, foi o único severamente punido, quando a malandragem anda por aí esbanjando o dinheiro que lesou da pátria. Mas, a história vai responder. Num país em que a punição é uma quimera, muito estranho essa presteza na aplicação da apenação. Estranho... Logo um desembargador!? Que punam os mensaleiros, e outros do mesmo naipe, da mesma forma. Parece até que o juiz está sendo castigado por todos os crimes dos que estão zombando do judiciário. Ou este está mangando de "nossotros"!?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 18/07/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.