Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Vida do feto

Procurador tenta convencer juiz dos EUA a julgar abortos

Por 

Um juiz de Topeka, Kansas (EUA), concordou nesta quarta-feira (27/12) em receber em audiência o procurador-geral do Estado, Phill Kline. O procurador quer persuadir o juiz a reconduzir judicialmente acusações contra um facilitador de abortos.

Segundo o site Findlaw, o juiz Paul W. Clark marcou audiência para a próxima quarta-feira (3/01), após o procurador Phill Kline tê-lo instado a reconsiderar sua decisão de engavetar processo contra o médico George Tiller.

Kline, que perdeu sua reeleição para o cargo e deixa a pasta em três semanas, ajuizou 30 ações contra Tiller, acusando-o de “facilitar 15 abortos”.

Na semana passada, o juiz Paul W. Clark engavetou as ações, após a procuradora do condado de Sedgwick, Nola Foulston, ter argumentado que Kline não dispunha de autoridade para ajuizar esse tipo de ação.

Agora, o juiz Paul W. Clark disse que vai reconsiderar o pedido do procurador Kline só se forem apresentados argumentos que “possam limitar o poder da procuradora do condado de Sedgwick”. O procurador Kline sustenta ter obtido registros de 90 pacientes da clínica de Tiller que deixariam clara sua prática de abortos.

A clínica de Tiller é uma das poucas dos Estados Unidos que promove abortos e tem sido alvo de grupos anti-aborto há décadas. Em 1985, a clínica sofreu um atentado a bomba e em 1993 o médico Tiller levou tiros nos dois braços, disparados por um oponente dos abortos.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 28 de dezembro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

Clinicas de matar pessoas e mulheres atoas que ...

Helena Fausta (Bacharel - Civil)

Clinicas de matar pessoas e mulheres atoas que não têm responsabilidades com seus atos, como se não tivessem ciência de métodos que evitam a gravidez. Assassinas também é o que são, e estas clínicas só precisam delas e elas das clínicas...

Comentários encerrados em 05/01/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.