Vida do feto

Procurador tenta convencer juiz dos EUA a julgar abortos

Autor

28 de dezembro de 2006, 6h00

Um juiz de Topeka, Kansas (EUA), concordou nesta quarta-feira (27/12) em receber em audiência o procurador-geral do Estado, Phill Kline. O procurador quer persuadir o juiz a reconduzir judicialmente acusações contra um facilitador de abortos.

Segundo o site Findlaw, o juiz Paul W. Clark marcou audiência para a próxima quarta-feira (3/01), após o procurador Phill Kline tê-lo instado a reconsiderar sua decisão de engavetar processo contra o médico George Tiller.

Kline, que perdeu sua reeleição para o cargo e deixa a pasta em três semanas, ajuizou 30 ações contra Tiller, acusando-o de “facilitar 15 abortos”.

Na semana passada, o juiz Paul W. Clark engavetou as ações, após a procuradora do condado de Sedgwick, Nola Foulston, ter argumentado que Kline não dispunha de autoridade para ajuizar esse tipo de ação.

Agora, o juiz Paul W. Clark disse que vai reconsiderar o pedido do procurador Kline só se forem apresentados argumentos que “possam limitar o poder da procuradora do condado de Sedgwick”. O procurador Kline sustenta ter obtido registros de 90 pacientes da clínica de Tiller que deixariam clara sua prática de abortos.

A clínica de Tiller é uma das poucas dos Estados Unidos que promove abortos e tem sido alvo de grupos anti-aborto há décadas. Em 1985, a clínica sofreu um atentado a bomba e em 1993 o médico Tiller levou tiros nos dois braços, disparados por um oponente dos abortos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!