Solução de conflito

Globo e grupo português TV Cabo vão para a arbitragem

Autor

21 de dezembro de 2006, 9h41

A Rede Globo e o grupo português TV Cabo irão resolver suas pendências na Câmara Internacional de Comércio de Paris. A Globo fez um pedido de arbitragem em novembro. Aguarda-se agora que os três árbitros do processo – um internacional, um da TV Cabo e um da Globosat – se reúnam para resolver o assunto.

Depois de 8 anos de retransmissão em Portugal, ocupando o 7º lugar no ranking dos canais mais vistos no país, o canal GNT foi substituído pela TV Record. De acordo com o comunicado divulgado pela Globosat, a operadora do PT Multimídia não cumpriu cláusulas dos contratos. Assim, houve atraso no envio de informações necessárias para a fatura e o pagamento.

No começo de 2006, a TV Cabo pretendia reduzir de forma drástica o valor que pagava pelo GNT. A Globosat fez, então, uma proposta de criação de um canal TV Globo Portugal, que seria mais direcionado para o público luso.

Entretanto, a TV Record ganhou a corrida e tomou o lugar do canal GNT na televisão portuguesa. O GNT tinha, no primeiro trimestre de 2006, uma audiência média de 7.500 pessoas. Já a TV Record conta atualmente com uma audiência média de 4.990 telespectadores, ocupando o 10º lugar no ranking dos canais mais assistidos no país (três atrás do GNT).

O grupo português TV Cabo é responsável pela retransmissão da programação de diversos programas internacionais em Portugal, incluindo a inglesa BBC, a alemã RTL e a italiana RAI.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!