Rapidez tecnológica

Inquérito Policial Digital é lançado por Segurança Pública do PR

Autor

16 de janeiro de 2004, 10h34

O novo método “Inquérito Policial Digital” — que reduzirá o tempo de elaboração do inquérito de seis horas para no máximo quarenta minutos — foi apresentado na quarta-feira (14/1) na Delegacia de São José dos Pinhais (PR). O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, lançou a iniciativa inédita no Brasil.

Na primeira fase, o sistema vai operar apenas em São José dos Pinhais. Em seguida, os Distritos Policiais de Mercês e Portão.

Para Delazari, o Paraná saiu na frente no processo de informatização das Delegacias de Polícia do País. “Estamos inaugurando uma nova era na Polícia Civil do Paraná”, disse o secretário.

No modo atual de autuação em flagrante, todos os envolvidos aguardavam a digitação dos autos e a conclusão do processo, com a assinatura do delegado. No inquérito digital, todas as partes gravam seus depoimentos, através de uma webcam e microfones conectados a um computador. E depois assinam um documento que atesta a veracidade das informações prestadas. “Os depoimentos serão feitos em áudio e vídeo, gravados em CDs com cópias de segurança”, explicou Delazari.

O Inquérito Digital permite que sejam filmadas lesões corporais, documentos, armas e outros objetos. Para o desenvolvimento do projeto foi utilizada a linguagem PHP, conforme a filosofia do Governo do Estado em utilizar o software livre. Todos os equipamentos de informática necessários têm um custo aproximado de R$ 2,2 mil. Para utilizar o programa, os policiais civis que irão trabalhar com o sistema foram treinados.

O “Inquérito Policial Digital” será um aliado da Justiça. O juiz da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, Roberto Negrão, destacou vantagens além da agilidade. “São José dos Pinhais é a primeira comarca a utilizar a audiência digital. Este sistema do Inquérito Policial Digital vai dar maior fidelidade à ação penal. O juiz vai poder interpretar de forma mais fiel o depoimento das partes”, avaliou. (SSP-PR)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!